7 outubro 2024

Encontro Internacional Movimento Fé e Luz

Fotografia DR

Equipa Provincial do Movimento Fé e Luz Portugal

Entre os dias 2 e 6 de novembro, na Casa de São Paulo em Cortegaça, estarão reunidos a Equipa de Coordenação Internacional e o Conselho de Administração do Movimento Fé e Luz. Este encontro irá congregar membros dos cinco continentes, por onde se encontram espalhadas as comunidades do Movimento.

O movimento Fé e Luz é um movimento ecuménico que reúne pessoas com deficiência intelectual, as suas famílias e amigos, particularmente jovens. Fé e Luz tem hoje mais de 1.290 comunidades espalhadas por 51 províncias em cinco continentes, ou seja, 86 países e 38 línguas diferentes. Sem distinção de idade, origem social ou cultura, os membros das comunidades Fé e Luz pertencem a diferentes tradições cristãs: católica, protestante, anglicana, ortodoxa, etc… Em Portugal, as 13 comunidades que compõem a Província Luzitana estão enraizadas nas paróquias e participam na vida da Igreja. Os membros de cada comunidade encontram-se, pelo menos uma vez por mês, para momentos de partilha, festa, oração e celebração da Eucaristia e/ou outras celebrações litúrgicas, onde criam laços cada vez mais profundos.

A Equipa de Coordenação Internacional é composta pelo Coordenador Internacional, Raul Izquierdo (Espanha), pela vice-coordenadora, Maria Sílvia (Brasil), pelo assistente espiritual, Don Marco Bove (Itália), e pelos treze vice-coordenadores que acompanham as províncias de todos os continentes. O Conselho de Administração é composto pela Equipa de Coordenação, pelo Presidente, Antonio Carlos Donega (Brasil), pela Vice-presidente, Michat Abbosh (Líbano) e pelo tesoureiro, Antoine de la Taille (França). Conta ainda com uma secretária, Céline Doudelle (França) e com dois membros qualificados Judex Violette (Ilhas Maurícias) e Amgad Edward (Egito).

No domingo, dia 3 de novembro, durante a tarde, todas as comunidades da Província Luzitana (Porrtugal) irão receber os elementos do Conselho de Administração, na Paróquia da Sra. da Conceição (Marquês), no Porto, e com eles celebrar, fazer a festa e agradecer o dom da vida das pessoas com deficiência intelectual.