Arquidiocese de Braga -

17 setembro 2024

Celorico de Basto é o vencedor do Festival Arquidiocesano da Canção

Fotografia Avelino Lima

DM - José Carlos Ferreira

O grupo “Contratempo” cativou o júri com a canção “O Segredo é Compartilhar”

O  grupo “Contratempo”, do Arciprestado de Celorico de Basto venceu o Festival Arquidiocesano da Canção, com a canção “O Segredo é Compartilhar”, cabendo-lhe agora representar a Arquidiocese de Braga no Festival da Canção Nacional. 

Para além de vencer o festival, o júri decidiu também atribuir ao grupo “Contratempo” o prémio para a melhor letra.

Neste festival, que decorreu este domingo à tarde no Espaço Vita, o prémio para a melhor interpretação foi entregue ao Grupo Coral Juvenil de Fornelos, do Arciprestado de Fafe; e o prémio de melhor música foi para o grupo “Vozes do Vento, do Arciprestado de Esposende. Por fim, o júri, composto por Mariana Certal, a vereadora da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, Rúben Fernandes, Filipe Pereira e Catarina Pereira, decidiu ainda entregar o prémio de melhor vídeo ao grupo de Animação Litúrgica de Antas – GALA, do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão. 

Nesta edição do Festival da Canção Arquidiocesano participaram seis grupos. Para além dos premiados, subiram a palco com as suas canções o Grupo de Jovens de Santiago de Carapeços – Kyrio, do Arciprestado de Barcelos; e a Equipa Pastoral Juvenil da Póvoa de Lanhoso. 

Antas da entrega dos prémios, o bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, deu os parabéns a todos os participantes e à organização, nomeadamente ao Secretariado Arquidiocesano para a Pastoral dos Jovens e todas as equipas arciprestais. Perante o Espaço Vita praticamente esgotado, o prelado deixou um desafio aos jovens. 

«O desafio é que este desafio seja replicado, não só no número de grupos que sejam envolvidos no próximo ano, mas replicado em cada um dos arciprestados em que já estais. A mensagem que conseguiram aqui tão bem transmitir a cada um de nós, que a transmitam aos seus colegas, aos jovens, aos adolescentes, que repliquem esta mensagem de alegria, de confiança e de esperança, porque um cristão quer-se alegre, um cristão é alegre e partilha a razão de ser da sua alegria, Cristo ressuscitado», disse. D. Delfim Gomes.