Arquidiocese de Braga -

13 setembro 2024

Aqueles que caminham juntos permanecem unidos

Fotografia Departamento Liturgia

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Cristãos de língua portuguesa presentes no Congresso celebraram Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, na Basílica de Nossa Senhora das Mercês

Se a Eucaristia é fonte de fraternidade e de caminho conjunto, também alimenta a experiência de ser família. Nas alegrias e nas tristezas, na consolação e no sofrimento, na fé e na incredulidade, na esperança e no desânimo, no amor e no desamor, cada membro de uma família é chamado a alimentar-se da fonte de vida que é a Eucaristia, para encontrar força para prosseguir o caminho. 

Como família unida por laços de fé, todos os cristãos de língua portuguesa presentes no Congresso celebraram Eucaristia, na tarde de quinta-feira, na Basílica de Nossa Senhora das Mercês, presidida por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. 

Na homilia, o prelado bracarense sublinhou que a Eucaristia é o coração da Igreja Sinodal, porque é um dos pilares da comunidade segundo o livro dos Atos dos Apóstolos: ensino, fração do pão, oração e comunhão. Ora, sendo fundamento de irmandade, é fermento de família. E citando o arcebispo santo Bartolomeu dos Mártires, explicou: “nesta companhia e família de Jesus Cristo estamos todos unidos como membros, pelo que, assim como os membros de um mesmo corpo se ajudam uns aos outros, assim também todos os cristãos se ajudam e comunicam entre si as suas orações e merecimentos”. 

Nesta mesma tarde, a família portuguesa teve ainda oportunidade de visitar a Catedral de Quito.