Arquidiocese de Braga -

12 setembro 2024

"Ser grãos que se fazem pão para o mundo"

Fotografia Departamento de Liturgia

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Congressistas lusos desafiados a ser grãos de trigo para ser pão que alimenta e transfigura o mundo

A participação ativa no Congresso Eucarístico pode gerar algum cansaço, mas a Palavra de Deus sugere que repousemos em e com Cristo. Por isso na Eucaristia, o cardeal Mauro Gambetti articulou o descanso com o serviço a que a Eucaristia sempre nos impele para alimentar o mundo. Precisamos de dar os nossos dons, os nossos “pães e peixes”, o nosso “dólar eucarístico”, que é necessário para que a ação do Espírito Santo multiplique os grãos que somos em verdadeiro alimento para gerar fraternidade. 

Este é o propósito da Incarnação: “a Eucaristia, para ser o dom de Deus que cura o mundo”, como referiu o bispo de Coorkston, Andrew Cozzens. “Da Cruz de Cristo brota a Eucaristia, o alimento que dá vida e salva o mundo”. “Estaremos nós dispostos a ser fermento para salvar o mundo, as feridas das pessoas que sofrem, para levar o amor a todos?” É verdade que “somos simplesmente homens e mulheres frágeis, mas precisamos de deixar o nosso coração arder pela Eucaristia, para transformar o mundo com o amor de Deus”. 

Também os lusos congressistas, no meio do mundo de tantas nações e culturas, continuam impelidos a ser grãos de trigo para ser pão que alimenta e transfigura o mundo, com o auxílio da Virgem Maria do Equador se venera no monte El Panecillo, para tornar o seu coração semelhante ao de Jesus, a quem este país está consagrado desde há 150 anos.