Arquidiocese de Braga -
6 setembro 2024
Francisco chegou a Papua Nova Guiné
Vatican News
Começou a segunda etapa da 45ª Viagem Apostólica do Papa, que a partir de hoje, até o dia 9 de setembro, o verá em Port Moresby e Vanimo. A visita ao país da Oceania entrará no seu ponto alto amanhã, com o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, seguido pelos encontros com duas entidades que cuidam de crianças com deficiências e em situação de vulnerabilidade e, por fim, com os bispos de Papua Nova Guiné e das Ilhas Salomão, com os sacerdotes, diáconos e religiosos.
O pouso às 19h06, horário local, em Port Moresby, em Papua Nova Guiné, no voo A330-Garuda Indonésia, companhia aérea de bandeira indonésia, marca o início da segunda etapa da 45ª Viagem Apostólica do Papa, que o verá até o dia 9 de setembro, com paradas na capital Port Moresby e na cidade de Vanimo.
A acolhida no Aeroporto Internacional Jacksons
Receberam Francisco no Aeroporto Internacional Jacksons – o segundo Pontífice a visitar a Papua Nova Guiné após João Paulo II em 1984 – o Vice Primeiro Ministro e duas crianças em trajes tradicionais, que lhe ofereceram flores. Logo após a cerimónia de boas-vindas, Francisco se dirige à nunciatura, de onde, amanhã de manhã, 7 de setembro, às 9h45 locais, terão início os compromissos oficiais.
Os compromissos de amanhã
A jornada do Papa começará com uma visita de cortesia ao governador-geral de Papua-Nova Guiné, na Government House, seguida de um encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático na Apec Haus. Ainda no mesmo dia, o Papa se reunirá, na Caritas Technical Secondary School, com as crianças do Street Ministry, uma organização que cuida de menores em situação de vulnerabilidade, e com as crianças do Callan Services, uma rede que atende pessoas, adultos e crianças, com deficiência. O dia será encerrado com o encontro no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, com os bispos de Papua-Nova Guiné e das Ilhas Salomão, com os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas.
Partilhar