29 agosto 2024

"Com Maria, Mãe da Eucaristia, Peregrinos da esperança" é o lema da 131ª Peregrinação à Penha

Fotografia Carlos Tavares

Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha

O programa da maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, a Peregrinação à Penha, agendada para o dia 8 de setembro, inicia-se no próximo domingo com as atividades religiosas de preparação. Sob o lema "Com Maria, Mãe da Eucaristia, Peregrinos da esperança", a 131.ª Peregrinação Arciprestal à Penha será presidida D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga.
No próximo domingo, 1 de setembro, às 15h30, no Santuário da Penha, será recitado o terço, seguindo-se a celebração da eucaristia. No final da consagração, a imagem de Nossa Senhora da Penha descerá até à cidade de Guimarães, permanecendo até ao dia 7 de setembro na igreja de São Pedro de Azurém.
No decurso da semana, de 2 a 6 de setembro, as novenas de preparação, seguidas de eucaristia, serão na Igreja de São Pedro de Azurém às 21h, com exceção de sexta-feira que será às 18h.
Às 18h de sábado, 7 de setembro, será celebrada Eucaristia na Igreja de São Pedro de Azurém, seguindo-se o envio da imagem de Nossa Senhora da Penha para a Basílica de São Pedro, no Toural. Às 21h30 realiza-se a procissão de velas até à Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
No dia da Peregrinação à Penha, 8 de setembro, celebra-se uma eucaristia no Santuário da Penha às 8h, iniciando-se, às 8h15, a peregrinação desde a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira até ao topo da Estância Turística da Penha. Acompanhada por fanfarras e escuteiros, o percurso de subida da Peregrinação será efetuado pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, com chegada prevista para as 11h. Por volta das 11h, será celebrada a eucaristia campal da peregrinação, presidida D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. Para a parte da tarde, às 15h no Largo da Comissão, está previsto um espetáculo musical com a participação do Grupo Folclórico de São Torcato e de José Fernandes e Andreia Rodrigues.

1 de setembro, 15h30 - Santuário da Penha
Terço, Eucaristia e descida da Imagem Peregrina até São Pedro de Azurém

2 a 5 de setembro, 21h - Igreja de São Pedro de Azurém
Novena – Terço e Eucaristia

6 de setembro, 18h - Igreja São Pedro de Azurém
Novena – Terço e Eucaristia

18h: Eucaristia e envio da Imagem para a Basílica de São Pedro
21h30: Procissão de Velas da Basílica de São Pedro para a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira

8h: Eucaristia (Recinto do Santuário)
8h15: Saída da Peregrinação (Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira)
11h: Eucaristia da Peregrinação no recinto do Santuário da Penha presidida por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga
15h: Espetáculo Musical com a atuação do Grupo Folclórico de São Torcato e de José Fernandes e Andreia Rodrigues (Largo da Comissão)

Sofia Escobar e Orquestra de Guimarães no "O Verão é na Penha"

Um concerto único, num local único: Sofia Escobar e a Orquestra de Guimarães no recinto do Santuário da Penha, no dia 6 de setembro, às 22h. Integrado na programação de "O Verão é na Penha" o concerto é de acesso gratuito, sendo organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Irmandade da Penha. A Orquestra de Guimarães e a vimaranense Sofia Escobar - com uma carreira internacional consagrada e reconhecida como uma das melhores protagonistas de Teatro Musical no Reino Unido e em Espanha - apresentarão um espectáculo especialmente criado para a Penha.
A edição deste ano da iniciativa “O Verão é na Penha” pretende diversificar a oferta cultural, tanto ao nível das opções como dos locais de realização, contribuindo para a consolidação da afirmação da Penha e de Guimarães enquanto concelho preponderante ao nível cultural.
“Não é só o visível da preservação, o aprazível da estadia, o espraiar das vistas até lá longe ou o cheiro a húmus temperado com o verde das árvores. Agora há a promessa renovada de que subir à montanha é confrontar-se com novos desafios com arte e cultura pelo meio. São sons performativos, mais populares ou mais urbanos, mais juvenis ou mais adultos, mais melódicos ou mais roqueiros mas que garantem a agradável fruição da Estância Turística da Penha”, explicou a Irmandade da Penha na apresentação de “O Verão é na Penha” de 2024.
A par do investimento da própria Irmandade da Penha, para “O Verão é na Penha” de 2024 foi possível congregar o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, Odisseia Music, Restaurante Montanha, Chalé do Carmo, Parque da Penha / The Grove Houses, Revolve e do artista vimaranense Dino Freitas.
“Trata-se de uma proposta arrojada, com um programa variado, vasto e diversificado pois a Penha é um local diverso e com diversos públicos”, explicou Rui Vítor Costa, dirigente da Irmandade da Penha, realçando a intenção de “diversificar e alargar aquilo que a Penha tem para nos oferecer do ponto de vista cultural”.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, destaca que “a natureza e a cultura dão força ao ativo estratégico que a Penha representa”. Para além de ser “o pulmão da cidade”, o seu “recato e retiro” fazem da Penha um ativo forte que “se insere na estratégia turística de Guimarães”. O autarca salienta ainda a importância turística da Penha enquanto elemento que confirma que Guimarães tem muito mais para oferecer a quem a visita do que o Centro Histórico ou o Monte Latito.

Download de Ficheiros

Concerto