Arquidiocese de Braga -

29 julho 2024

Famílias celebraram Dia dos Avós e renovaram promessas de matrimónio

Fotografia DR

DM - Carla Esteves

Avós, pais e filhos estiveram reunidos, ontem de manhã, na Sé Catedral de Braga, para comemorarem, em conjunto, o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e reafirmarem o papel da família na sociedade. Na eucaristia das 11h30, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, houve ainda oportunidade de renovar as promessas matrimoniais de 28 casais que se encontravam inscritos para a cerimónia, e de muitos outros que participavam na missa e festejaram este ano dez, 20, 25, 50 ou mais anos de matrimónio.

Foi perante uma Sé de Braga cheia, com netos, filhos e casais de várias gerações, incluindo alguns que casaram em 2023, que D. Delfim Gomes pediu “mais família”, argumentando que “havendo mais família, há mais amor e onde existe amor, nada nos falta porque Deus é Amor”.

Recordando a infância de muitos dos presentes, D. Delfim admitiu que na vida dos pais e dos avós houve “momentos difíceis, também com dificuldades, com sonhos desfeitos que tiveram que ser desenhados de novo”, mas que “acima de tudo isto houve Amor que tudo desculpou, tudo soube perdoar”.

“E agora somos nós, com filhos, que olhamos para trás e dizemos como éramos felizes e não sabíamos. Que felicidade e que alegria bebemos dos nossos pais e dos nossos avós. Como somos ricos. Deram-nos tanto. A vida! E deram-nos a sua vida gasta e desgastada todos os dias para que fôssemos alguém”, afirmou.

Segundo o Prelado, na altura «podiam faltar bens mais secundários, mas hoje há bens e até há bens demais. Mas falta família, berço da vida e do amor, onde o homem nasce e cresce».

“Nós queremos mais família porque havendo mais família, há mais amor e onde existe amor nada nos falta porque Deus é Amor”, apelou, acrescentando que “precisamos de acreditar na força profética do testemunho das famílias em que todos são capazes de profetizar, são capazes de sonhar”.

D. Delfim debruçou-se ainda sobre a mensagem do Santo Padre para este Dia dos Avós,  incentivando a que não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e idosos das nossas famílias e visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente.

À semelhança do Papa Francisco, D. Delfim salientou também o papel insubstituível que os avós e os idosos têm na família, na sociedade e na Igreja e, no final da celebração deixou a seguinte mensagem:

“As maiores felicitações para todos os avós e idosos e para todos os casais que comemoram os seus aniversários matrimoniais. Nunca conseguiremos retribuir o que fizeram pela família, pela Igreja e pela sociedade. Muito e muito obrigada”, disse.

Os casais foram convidados a aproximar-se do altar, tendo sido saudados com as palavras do Santo Padre, e procederam então à renovação dos votos matrimoniais, pedindo, de mãos dadas, a benção de «conservar fielmente o  amor recíproco».