5 julho 2024

Responsáveis da Catequese em “balanço anual” e com novos desafios

Fotografia DR

Comunicação SNEC

Iniciativa decorre no Centro Catequético e vai contar com 40 representantes da catequese das dioceses de Portugal

Os responsáveis diocesanos pela Catequese reúnem esta sexta-feira, dia 5 de julho, em Fátima, para uma reunião de trabalho de “avaliação do ano catequético” marcado pela aplicação do “Novo Itinerário para a Catequese” e “os novos recursos” para este setor da evangelização da Igreja em Portugal.

“Este é mais um momento de estarmos juntos, de avaliarmos a implementação deste novo documento orientador e de darmos conta do calendário de implementação dos novos materiais catequéticos”, explica a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Em preparação encontram-se agora os materiais para o AM4 com o título “Viver na amizade com Cristo”, que correspondem ao percurso 4 deste mesmo Tempo do “Aprofundamento Mistagógico”, o antigo 8º ano.

Na reunião os responsáveis vão já ficar a conhecer o novo material para o DM1 – “Raízes” que corresponde ao percurso 1 do Tempo «Discipulado Missionário», o antigo 9º ano.

Os novos materiais para a catequese resultam de uma parceria inédita entre SNEC e Salesianos Editora e visam “criar materiais para a catequese adequados aos tempos de hoje tendo em vista a formação da identidade cristã nas novas gerações”.

Os novos materiais para a catequese vão ser publicados, gradualmente, nos próximos três anos, a partir do novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, a terminar o seu primeiro ano de mandato à frente desta Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa, fala aos participantes às 10h20.

Ainda antes do almoço Carmo Diniz, do Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência (SPPD) apresenta o tema “A Catequese e as pessoas com deficiência”.

“A Jornada Mundial da Juventude abriu-nos, ainda mais, a consciência para a questão da integração da Pessoa com deficiência nas nossas comunidades e nas nossas catequeses. Este será um momento de estreitar laços, entre estes dois serviços, e de procurar soluções criativas e duradouras que valorizem a presença da pessoa com deficiência, no aprofundamento e aplicação dos desafios próprios do Diretório para a Catequese”, desenvolve a responsável.

Pela primeira vez os Secretariados Diocesanos da Catequese vão discutir a elaboração de “uma estatística” que vai incidir sobre “as necessidades de formação dos catequistas, o número de catequizandos e as paróquias onde existe catequese”.

“A estatística é algo que nos preocupa e congrega. Queremos saber quantos somos e onde estamos pois percebermos como fundamental o conhecer os catequistas no terreno”, completa a irmã Arminda Faustino.

Da agenda de trabalhos destaque ainda para a preparação da “Semana Nacional da Educação Cristã 2025”, as “Jornadas Nacionais de Catequistas 2025” e o “Encontro Nacional de Catequese” que decorre na Diocese de Angra.