20 junho 2024

Seminário Internacional da LOC/MTC realizado em Torres Novas

Fotografia LOC/MTC

LOC/MTC

Diocese de Santarém acolheu encontro da Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos

Realizou-se de 13 a 16 de junho de 2024 no Museu da Central do Caldeirão na cidade de Torres Novas o Seminário Internacional sob o lema “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
Contou com a participação de membros da LOC/MTC de várias dioceses de Portugal, e membros de outras organizações nacionais e internacionais a saber: BASE/FUT, FIDESTRA, Sindicato dos trabalhadores do Vestuário, Confeção e Têxtil do Norte, Sindicato da Função Pública, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços do Minho CESMINHO, MAAC e Pastoral Operária de Portugal e representantes do KAB da Alemanha, da HOAC de Espanha, da ACO de Espanha, do CFTC de França, do EZA e os copresidentes do MTCE-Europa do Sul Tirol e de Portugal.

Na sessão de abertura, participaram: D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém, Dr. Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, João Paulo Branco Administrador do EZA e Américo Monteiro, Coordenador Nacional da LOC/MTC, que agradeceu os apoios concedidos pela Câmara Municipal de Torres Novas para a realização deste Seminário e a todos os participantes e intervenientes.
Este Seminário foi organizado com o objetivo de ser um espaço privilegiado de formação, e contar com o contributo de todos na promoção do diálogo, no aprofundamento da democracia participativa na vida dos trabalhadores, nas suas organizações, debater as diferentes perspetivas de encarar a economia e a importância de divulgar exemplos positivos que existem pelo país, que são grãos de areia na engrenagem do sistema capitalista atual.

Este Seminário foi organizado pela LOC/MTC e contou com a colaboração do EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e o apoio financeiro da União Europeia.