14 junho 2024

D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, Bispos Auxiliares de Lisboa

D. Nuno Isidro (E) e D. Alexandre Palma (D)
Fotografia Patriarcado de Lisboa

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa

Os Cónegos Nuno Isidro e Alexandre Palma foram hoje nomeados pelo Papa Francisco como Bispos Auxiliares do Patriarcado de Lisboa. O Cónego Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, com o título de Tepelta, é até agora Vice-Diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Prefeito do Seminário Maior de Cristo Rei. O Cónego Nuno Isidro Nunes Cordeiro, com o título de Sebarga, é até agora Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa e Diretor Espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei.

A Conferência Episcopal Portuguesa saúda com profunda alegria estas nomeações de serviço episcopal ao povo de Deus que vive em Lisboa e salienta a relevância destas nomeações no seguimento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, não apenas no Patriarcado de Lisboa, mas também no contexto da Igreja em Portugal.

Lisboa, 14 de junho de 2024

-----

Nota biográfica do Cónego Nuno Isidro Nunes Cordeiro

O Rev. Nuno Isidro Nunes Cordeiro nasceu a 8 de setembro de 1964 em A dos Cunhados, atual União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, no Concelho de Torres Vedras, no Patriarcado de Lisboa.

Frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1990. Iniciou o seu ministério como Pároco das Paróquias de Nossa Senhora dos Anjos em Vila Verde dos Francos, Nossa Senhora da Luz na Carvoeira e São Domingos em São Domingos de Carmões (19901996). Foi depois nomeado Vigário Paroquial das Paróquias de Nossa Senhora da Encarnação em Olhalvo, Santa Quitéria em Meca, Nossa Senhora das Virtudes em Ventosa, Nossa Senhora dos Prazeres em Aldeia Galega de Merceana, Santa Maria Madalena em Aldeia Gavinha e São Miguel em Palhacana, bem como Vigário Forâneo Adjunto da Vigararia de Torres Vedras (1993-1996).

De 1996 a 1998 fez estudos de espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Foi Diretor Espiritual do Seminário de São José de Caparide (1998-1999), do Seminário de Nossa Senhora da Graça de Penafirme (1999-2001) e, novamente, do Seminário de São José de Caparide (2001-2017). Foi também Diretor do Departamento de Cultura do Patriarcado (2012-2018).

Atualmente é Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa (desde 2011), Diretor Espiritual do Seminário Maior Cristo Rei (2017), Membro do Capítulo dos Cónegos da Sé Patriarcal (desde 2011) e do Conselho Presbiteral (desde 2011), bem como Assistente Espiritual das Auxiliares do Apostolado (desde 2001).

Nota biográfica do Cónego Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma

O Cónego Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma nasceu a 11 de agosto de 1978 na Freguesia de São Jorge de Arroios, no Concelho de Lisboa, Patriarcado de Lisboa.

Estudou Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde obteve a Licenciatura. Realizou o estágio pastoral nas paróquias de Milharado, Gradil e Vila Franca do Rosário, situadas no concelho de Mafra, e colaborou no Pré-Seminário do Patriarcado de Lisboa.

Ordenado sacerdote a 2 de julho de 2006, durante dois anos exerceu o seu ministério como Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, no Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa. Em 2008 foi enviado a Roma onde, em 2012, obteve o Doutoramento em Teologia Dogmática na Pontificia Universidade Gregoriana com a Tese: “L’esperienza della Trinità e Ia Trinità nell’esperienza. Modelli di una loro configurazione”.

Em 2012, depois de regressar a Portugal, foi nomeado Prefeito do Seminário Maior de Cristo Rei, do Patriarcado de Lisboa, e Colaborador do Oratório de Nossa Senhora das Amoreiras, na cidade de Lisboa.

Exerce atualmente os seguintes cargos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa: Vice-Diretor da Faculdade de Teologia; Professor Associado, lecionando na área da Teologia Sistemática, particularmente Cristologia e Mistério de Deus; Coordenador de Relações Internacionais; Membro do Conselho Científico; Diretor e Investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).

Foi Membro do Seminário de Jovens Cientistas do Instituto de Altos Estudos da Academia de Ciência de Lisboa e Membro do Conselho Editorial de “Communio Rivista Internazionale Cattolica”.

Atualmente é Membro da European Societyfor Catholic Theology e Membro do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa por nomeação, em 25 de outubro de 2023, pelo Patriarca de Lisboa. Anteriormente, tinha sido membro do Conselho Presbiteral.

Desde 12 de maio de 2024, é também Membro do Capítulo dos Cónegos da Sé Patriarcal e, em 31 de junho de 2024, o Patriarca de Lisboa nomeou-o novo Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.