31 maio 2024

Evangelização: “Precisamos de atualizar o modo de ser Igreja”

Fotografia Padre José Henriques Pedrosa/SNEC

Agência ECCLESIA

Padre Luís Miguel Rodrigues, responsável da Arquidiocese de Braga foi eleito para Equipa Europeia de Catequese

O padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, foi eleito para a Equipa Europeia de Catequese, informou o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A eleição decorreu nos trabalhos do congresso desta equipa, que acontece na cidade romena de Cluj, até domingo.

“Esta eleição é, antes de mais, um sinal de reconhecimento do ambiente de onde se veem. Significa que as congéneres da catequese presentes reconhecem o bom trabalho que nesta área se vai fazendo em Portugal”, afirmou o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, em declarações ao portal EDUCRIS, do SNEC.

Presente na iniciativa que aprofunda as relações entre a “catequese, liturgia e experiência humana”, o vigário episcopal para a Educação Cristã, da Arquidiocese de Braga, considera que a experiência de Cluj mostra “que é possível fazer caminho todos juntos, como cristãos”, independentemente “da matriz cultural de cada um”.

“Estes dias em Cluj têm sido de uma riqueza incrível. Aqui se reuniram experiências vindas das várias Igrejas. Temos a igreja greco-romana, a igreja romana, a igreja ortodoxa e a igreja reforma. Neste território trabalha-se em conjunto e olha-se mais para o que nos une do que o que nos distingue e isso permite fazer caminho”, desenvolveu o responsável.

O sacerdote português considera que é tempo de “perceber que os discursos fatalistas sobre o fim da paróquia, os fins da catequese, entre outros”, foram “exagerados”.

“Todos os discursos do fim da paróquia, do fim da Igreja como conhecemos são extremistas. Há dificuldades e há caminhos. Ao ver o trabalho desta equipa europeia de catequese, que junta a experiência de todo o continente, tomamos consciência da enorme riqueza que existe”, acrescenta.

Temos de parar de pensar a catequese à margem da igreja e da comunidade. Existe uma comunidade que celebra e faz catequese e celebra e faz caridade. Pensar a catequese à margem da liturgia não dá bom resultado. Como nos diz o Papa Francisco ‘não nos retirem a mística de viver juntos’”.

Em vésperas de eleições europeias, e com o tema da ‘diversidade e da identidade cultural’ a perpassar pelas diferentes realidades nacionais, o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues sustenta que é tempo de, em Igreja, se buscar “o possível e não o perfeito”.

“Andamos demasiado temo à procura do perfeito. Precisamos hoje de recuperar movimentos de inculturação verdadeira para reconhecermos que existem muitas formas de viver a fé, por vezes estranhas para o nosso entendimento, mas não menos ortodoxas ou verdadeiras. Temos de fazer um esforço de nos atualizarmos afetiva e temporalmente”, conclui, em declarações enviadas hoje à Agência ECCLESIA.

‘Catequese, liturgia e experiência humana’ é o tema do congresso que a Equipa Europeia de Catequese promove na Roménia.

Portugal faz-se representar no Congresso da Equipa Europeia de Catequese, por Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC); a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese do SNEC; Isabel Oliveira, da Catequese do Porto; o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga; o padre Vasco Gonçalves, de Viana do Castelo; e o padre José Henriques Pedrosa, da Diocese de Leiria-Fátima.