15 maio 2024

Peregrinação anual ao Sameiro à espera de cerca de 150 mil peregrinos

Fotografia DACS

DACS com DM - José Carlos Ferreira

Momento encerra o 5º Congresso Eucarístico Nacional com fiéis vindos de todo o país

A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que decorrerá no dia 2 de junho, este ano ganha uma projeção ainda mais especial por ser o culminar do 5º Congresso Eucarístico Nacional. A peregrinação será presidida pelo Legado Pontifício, Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e a previsão é que reúna cerca de 150 mil peregrinos.

As medidas de segurança e mobilidade foram apresentadas ontem em conferência de imprensa. A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro acredita que o Santuário poderá  acolher entre 100 a 200 mil peregrinos vindos de todas as dioceses do país, o que obriga a uma logística especial em articulação com as forças de segurança, a Proteção Civil e a Câmara de Braga.

“Esta peregrinação ao Sameiro é habitual, mas, este ano, vai atingir proporções gigantescas porque deixou de ser apenas arquidiocesana e vai ser uma peregrinação nacional”, disse o presidente da confraria, Cónego José Paulo Abreu.

Centrando-se no programa, o cónego disse que a peregrinação, como é habitual, tem saída às 7h, da Sé de Braga. “Antes da saída haverá a inauguração de uma pequena lápide evocativa deste grande acontecimento. Estamos a falar de um acontecimento a nível nacional, mas também com reflexos na Igreja Universal. Nós vamos ter cá o Legado Pontifício, que é o Cardeal D. Tolentino Mendonça”, disse.

A chegada ao Santuário do Sameiro está prevista para as 10h45, para que a Eucaristia, que será transmitida pela TVI, tenha início às 11h. “Nós termos aqui os bispos praticamente todos de Portugal, teremos o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, além do Legado Pontifício, o Cardeal D. Tolentino Mendonça e mais de duas dezenas de bispos inscritos. Portanto, Portugal inteiro estará aqui representado”, disse o Cónego José Paulo Abreu.

O presidente da Confraria do Sameiro sublinhou que a ida da procissão para o Santuário do Sameiro vai exigir  que se consiga ritmar o caminho, prevendo-se uma “luta tremenda” que “é a imensidão de gente que gosta de ir ao pé do andor”. Por isso, deixou um apelo a todos os peregrinos: “venham com bom espírito, com espírito colaborante, dócil. Consigam perceber que a Mãe está a acompanhar a procissão e que não criem situações de constrangimento. Que todos venham como facilitadores”, disse.

Para os que não integrarem a procissão e quiserem ir à Eucaristia, a solução é optar pelos TUB, uma vez que os transportes privados vão ser proibidos de subir ao Sameiro. Os autocarros vindos das várias dioceses do país subirão pela Falperra.

Até à chegada da procissão ao Sameiro, ninguém vai poder ocupar o espaço que se espraia diante da Cripta. Assim, quem chega antes de procissão terá de ficar junto da Basílica ou distribuído pela avenida, onde vão estar oito ecrãs gigantes para que acompanhem a celebração.

No recinto vão estar três postos de assistência médica devidamente assinalados e ambulâncias, aguadeiros da AGERE, e 30 casas de banho químicas, para além das já existentes no santuário. Os peregrinos também terão à disposição os parque de merenda para comer no final das cerimónias. Depois do encerramento do I Congresso Eucarístico em 1924, que reuniu 400 mil pessoas no Sameiro, da visita do Papa S. João Paulo II, que teve 500 mil pessoas, este deverá ser o terceiro maior evento neste Santuário.

PSP e GNR alertam para cuidados com limitações no trânsito e furtos

A PSP e a GNR vão ter a seu cargo o cumprimento dos condicionamentos no trânsito e a segurança no recinto do Santuário do Sameiro.

Na conferência de imprensa, o comandante distrital de PSP, o superintendente Henrique Almeida, disse que, face à previsão das pessoas que virão, não será permitido o acesso de carros privados pela Falperra. Por esta via apenas vão circular os autocarros dos TUB e os que vierem das diferentes dioceses do país.

Segundo explicou, a via da direita da rampa da Falperra será para os autocarros privados e a da esquerda para os dos TUB, pelo que os carros não vão poder ali circular. “Será um pouco semelhante àquilo que vai acontecer este fim de semana com o circuito da Rampa da Falperra. É só replicar no fim de semana seguinte a operação que vamos fazer”, disse. Por outro lado, à PSP caberá a área desde a partida da procissão até ao Hotel Meliã. A partir daí, a gestão será da GNR, a quem caberá também a segurança no Santuário. O comandante do Destacamento Territorial de Braga, o capitão Mário Abreu apelou às pessoas para optarem pelo transporte público. E dentro do recinto apelou ainda a que as pessoas mantenham vigilância por causa dos furtos, uma vez que é previsível uma grande aglomerado de pessoas.

TUB com tarifário de um euro e duas linhas com horários especiais

O administrador dos Transportes Urbanos de Braga, Teotónio dos Santos, disse que haverá uma operação específica para transportar fiéis que não queiram ir na procissão a partir das 7h do dia 2 de junho.

Segundo Teotónio, nesse dia vai estar em vigor a denominada tarifa eventos, em que o bilhete de ida e volta tem o custo de um euro. “É um preço simbólico que utilizamos muito nos eventos da cidade”, disse.

Para além disso, acrescentou o administrador dos TUB,  a linha que habitualmente liga a Avenida Norton de Matos ao Sameiro, passando pelo centro da cidade, vai ter autocarros a passar com uma frequência de 15 minutos a partir da 7h. Depois, haverá uma linha especial com partida da Avenida Robert Smith, junto ao Minho Center, até ao Sameiro, a partir das 7h, com autocarros com frequência de dez minutos.  “No fundo, queremos dar alternativas a todas as pessoas que não vão na procissão, para que possam também aceder ao Santuário do Sameiro, para participarem na Eucaristia”, disse. No final da missa, dezenas de autocarros vão trazer os peregrinos para o centro.