4 abril 2024

Fotografia Arquivo - Ecclesia

DACS com DM - Jorge Oliveira

A assembleia decorre em Fátima de 8 a 11 de abril

A Nota Pastoral para o 5º Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza em Braga de 31 de maio a 2 de junho, é um dos temas a serem abordados pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na 209ª Assembleia Plenária, que decorre em Fátima de 8 a 11 de abril.

Os bispos portugueses vão debater ainda outra Nota Pastoral, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Será analisada também a questão das reparações financeiras às vítimas de abusos.

Da agenda consta a apreciação do Relatório da Conferência Episcopal sobre o processo sinodal 2021-2024 e o programa da Visita Ad Limina, que decorre entre os dias 20 e 24 de maio de 2024.

De acordo com as informações do Secretariado da CEP,  nesta Assembleia Plenária serão avançadas “iniciativas de preparação e celebração” do Jubileu 2025.

Os bispos portugueses vão ainda fazer várias nomeações e apreciar o relatório de contas de 2023 do Secretariado Geral da CEP.

A Assembleia Plenária da CEP, que vai decorrer na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, começa com as palavras de abertura do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, às 16h do dia 8 de abril, e termina com uma conferência de imprensa, no dia 11, às 15h, no Centro Pastoral Paulo VI.

Assembleia Plenária é o órgão supremo da Conferência Episcopal Portuguesa, onde os bispos das dioceses, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

Reúne ordinariamente duas vezes por ano, em abril e novembro. Com frequência tem uma reunião extraordinária por altura do retiro dos bispos, em fevereiro. Os bispos reúnem-se ainda em junho, nas Jornadas de Reflexão Pastoral.

A CEP – entidade representativa da Igreja em Portugal, foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005.