15 janeiro 2024

5º Congresso Nacional Eucarístico Nacional: sinal de esperança para todos

Fotografia DACS

DACS com Francisco de Assis (DM)

O congresso acontece de 31 de maio a 2 de junho, entre o Altice Forum Braga, o santuário do Sameiro e a Sé

“É este sinal de esperança que a igreja presente em Portugal quer oferecer à Igreja e ao mundo de hoje, não deixando ninguém de fora, procurando levar Jesus a todos e que todos possam vir a Jesus na excelência deste mistério da Páscoa que é a Eucaristia, o Sacramento dos Sacramentos”, disse D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa, na Conferência de Imprensa de apresentação do 5º Congresso Eucarístico Nacional, que decorreu hoje, no Hotel João Paulo II, no Sameiro, em Braga.

O congresso, que acontece de 31 de maio a 2 de junho de 2024, na cidade de Braga, tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)».

Participaram na conferência, além do arcebispo, o Secretário e Porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, o Diretor Departamento Comunicação Arquidiocese de Braga, Pe. Paulo Terroso, o Cón. Hermenegildo Faria, do Departamento Arquidiocesano para a Música Sacra, o Cón. Avelino Amorim, da comissão de logística do Congresso. Também compôs a mesa dos intervenientes, o autor da letra do Hino, Carlos Poças Falcão.

Um clipe do hino, interpretado pela Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica - São  Frutuoso, com direção de André Carvalho, foi apresentado à imprensa na ocasião.

O congresso, que marca o centenário do 1º Congresso Eucarístico Nacional, também celebrado em Braga, realiza-se entre o final do mês de Maria e o início do mês do Coração de Jesus, esperando que acabe em grande, pois o encerramento do Congresso, no Sameiroa contece na data em que se realiza a peregrinação ao santuário, no primeiro domingo de junho.

A sede principal do Congresso é o Altice Forum Braga, mas com atividades na Sé de Braga, no Sameiro e na Avenida Central.

Na sessão de apresentação esteve ainda o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, representantes da Rede de Oração pelo Papa e de institutos religiosos, da logística do Congresso. Uma forma de mostrar que o Congresso realiza-se em Braga mas envolve toda a estrutura da Igreja Portuguesa, um processo sinodal, como fez referência D. José Cordeiro.

Na sua intervenção, o Arcebispo de Braga, anfitrião da conferência de imprensa e do próprio Congresso Eucarístico manifestou alegria pelo momento e pelo evento, “responsabilidade” pela expectativa que o Congresso seja algo “fecundo» para a Igreja, para as pessoas que nele participarem e para a sociedade em geral.

“A Eucaristia é o coração do coração da Igreja e a Igreja não vive sem a Eucaristia…Toda a Igreja de Portugal está centrada naquilo que é o essencial”, referiu.

O Arcebispo de Braga deseja que este congresso seja um momento de celebração, de reflexão e de fecundidade para a Igreja, à semelhança do que aconteceu com a Jornada Mundial da Juventude, onde se viveram momentos únicos.

Todos são convidados a participar e são bem-vindos ao Congresso

Na sua apresentação, D. José Cordeiro fez questão de explicar que todos são bem-vindos ao Congresso, católicos ou não. Tanto mais que, apesar de se centrar na Eucaristia, na partilha do pão da esperança, há muitos temas que não estão diretamente ligados à religião, como os workshops sobre “Hospitalidade”, “Jovens e JMJ”, “Família”, “Pobres”, “Ecologia”, entre outros. Além da dádiva de sangue, com um duplo significado: o efetivo, porque é sempre preciso, mas também porque “Sangue é vida”, na simbologia judaico-cristã.

O objetivo é mobilizar os fiéis, particularmente os agentes de pastoral litúrgica e as Confrarias do Santíssimo Sacramento, para participarem no Congresso Eucarístico.

Também o padre Manuel Barbosa agradeceu, em nome da CEP, à Arquidiocese de Braga, à comunicação social pela presença, desejando que esta continue a divulgar o evento. Falou num congresso organizado num “processo sinodal”.

Abordou ainda a importância do envolvimento dos diversos movimentos e institutos na realização do evento, bem como a oração dominical, para os bons frutos do Congresso.

O padre Manuel Barbosa fez votos e manifestou elevadas expetativas que o congresso seja um espaço e um momento de reflexão e de enriquecimento da Igreja.

Arquidiocese de Braga espera mais de mil participantes

A Arquidiocese de Braga, organizadora do V Congresso Eucarístico Nacional tem expectativa que o evento possa reunir no Altice Forum Braga, mais de um milhar de congressistas. No que diz respeito às inscrições, podem ser feitas no site ou então num folheto que será distribuído nas paróquias.

O preço de inscrição depende dos "serviços" que o congressista deseja usufruir, ou seja, entre os 25 e os 45 euros. De referir que os almoços de sexta feira e sábado são servidos no Altice Forum Braga, através da cantina João Paulo II.

A restante logística, designadamente o alojamento, está  ainda a ser trabalhada, com os hotéis da cidade.

Quanto à herança ou marca do congresso, D. José Cordeiro aponta sobretudo ao caminho e o momento em si. Ainda assim, espera que, à semelhança do que aconteceu com o Congresso Eucarístico de Braga, em 1924, que inspirou pelo menos seis participantes, que hoje em processo de canonização; este congresso de 2024, também possa ser lembrado e deixe marcas de santidades.