3 dezembro 2023

“A Igreja existe para evangelizar”

Fotografia Paulo Gabriel Souto

Renata Rodrigues - DACS

A 2ª Assembleia Arquidiocesana foi realizada na manhã de sábado, dia 2 de dezembro, na igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

“A Igreja existe para levar Jesus Cristo a todos e trazer todos a Jesus Cristo. Não há nada mais importante na Igreja que evangelizar”, disse o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, na abertura da 2ª Assembleia Arquidiocesana, realizada na manhã de sábado, dia 2 de dezembro, na igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

“Juntos no caminho de Páscoa, queremos ser peregrinos da esperança e construtores de uma pastoral declinada cada vez mais em chave sinodal, samaritana e missionária”, disse o arcebispo as quase mil pessoas que participaram da assembleia.

Durante a manhã foi apresentado o itinerário a ser percorrido, não só no novo ano pastoral que tem início neste domingo, 3 de dezembro, primeiro domingo do advento, mas que vai nortear os próximos dez anos do plano pastoral.

A 2ª Assembleia Arquidiocesana teve início com um momento de oração pessoal ao som do Grupo Instrumental de Balasar e depois a oração das Laudes.

Após a fala do arcebispo, os membros da equipa sinodal/conselho pastoral da arquidiocese falaram sobre os novos passos neste “Caminho de Páscoa”

“E se até 2033 conseguíssemos levar Jesus a todos e todos a Jesus? Não seria um grande sonho, fazer com que toda a gente da nossa a arquidiocese tenha esse encontro com Jesus?”, disse o padre Sérgio Torres, secretário da Pastoral na Arquidiocese de Braga e membro do equipa sinodal.

O sacerdote lembrou que “levar Jesus a todos e todos a Jesus” é a missão que foi confiada à Igreja e o que se pretende é uma nova era apostólica, missionária, ao “centrar tudo na missão evangelizadora da Igreja”, que é a mesma “há dois mil anos” e que é a da arquidiocese nos próximos 10 anos, e nos mais que vierem. “A Igreja existe para evangelizar”, sublinhou, ao citar exortação apostólica Evangelii Nuntiandi.

O conselho frisou que “Juntos no caminho de Páscoa” é uma proposta de vivência sinodal. Não trata-se de um modelo ou programa fechado, mas que vai ser feito com o envolvimento, participação e contributo de todos.

Esse caminho em conjunto leva em conta ainda o olhar para a realidade de cada pastoral, cada comunidade, cada grupo, para que na vivência sinodal ninguém fique para trás e haja espaço para que o projeto possa ser sempre adaptado ou alterado conforme as necessidades.

Na apresentação da proposta do “Juntos no Caminho de Páscoa” foram colocados seis trilhos: participação (ativa de todos nas diferentes iniciativas e também nas tomadas de decisão); avaliação sobre a missão (para projetar o futuro); servir e acolher a todos (o servir tem um rosto concreto, que é o rosto de Jesus); conversão ao Evangelho (vivência em de um encontro permanente); oração e vida espiritual (incentivar a participação de todos nas celebrações litúrgicas); e alargar os caminhos da missão. Cada uma das primeiras letras dos indicativos que compõem o plano pastoral forma a palavra Páscoa (saiba mais sobre o plano pastoral no suplemento Igreja Viva deste semana).

Após o intervalo, houve a apresentação dos novos arciprestes e vice-arciprestes. Também foi apresentada a nova direção da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

A Cúria Juvenil Nossa Senhora da Anunciação protagonizou um momento emocionante e festivo ao relembrar, em representação, passagens da Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa, no passado mês de agosto, inclusive com o “papa” presente, e fazer com que réplicas dos símbolos da jornada fossem passados de mão em mão pelos participantes da assembleia.

A 3ª Assembleia Sinodal está prevista para o dia 15 de junho de 2024. A próxima Assembleia Arquidiocesana será no dia 30 de novembro de 2024, em São Bento da Porta Aberta, no novo Arciprestado de Amares e Terras de Bouro.

A  Assembleia Arquidiocesana foi encerrada com uma apresentação musical, com coro e músicos pertencentes ao Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.