Arquidiocese de Braga -
15 novembro 2023
Garfe abre “Aldeia dos Presépios” no dia 10 de dezembro
DM - Jorge Oliveira
Edição de 2023 conta com 22 presépios, mais um que na edição anterior
A edição deste ano de “Garfe – Aldeia dos Presépios” abre oficialmente no dia 10 de dezembro com 22 presépios - mais um que no ano passado – distribuídos por outros tantos lugares da freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.
A inauguração decorre a partir das 14h30 com uma representação ao vivo do nascimento de Jesus, ao que se segue um momento de fado, na igreja paroquial, e a celebração da Eucaristia num dos presépios, caso as condições climatéricas o permitam, adiantou ontem ao Diário do Minho o pároco de Garfe, o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
A 22.ª edição de “Garfe – Aldeia dos Presépios” começou a ser preparada numa assembleia paroquial, no dia 8 de outubro. Neste encontro ficou decidido fazer a abertura oficial dos presépios no segundo domingo de dezembro e o encerramento no dia 7 de janeiro de 2024, domingo de Reis.
Os organizadores determinaram ainda que o padrinho desta edição é Olivier Guirou, presidente da Câmara de La Fare les Oliviers, localidade próxima de Marselha, no sul de França, com quem a freguesia de Garfe está geminada.
O autarca francês estará presente em Garfe no dia da abertura dos presépios.
Este evento natalício iniciou em 2002 e ao longo destes 22 anos tem havido a preocupação na paróquia de em cada edição procurar "fazer sempre mais e melhor".
"Hoje, “Garfe – Aldeia dos Presépios” é uma iniciativa assumida por todos", garante o pároco, notando que o Natal na paróquia sem esta iniciativa "não seria celebrado da mesmo forma".
"Já não se discute se fazemos ou não a Aldeia dos Presépios, quando reunimos já sabemos que é para fazer e esperamos que todos os garfenses se empenhem na construção de belas recriações do primeiro Presépio de Belém", acrescentou o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
Na quadra natalícia, os garfenses são desafiados também a ornamentarem e a iluminarem as suas casas.
Durante o evento, além das visitas aos presépios, os visitantes poderão apreciar os 3750 presépios de diversos tamanhos, materiais e de diferentes partes do mundo em exposição no Museu do Presépio de Garfe O padre Luís Peixoto Fernandes tem procurado todos os anos acrescentar novos exemplares à exposição.
Aos domingos, haverá também tardes culturais, encontros de coros, encontros de concertinas e uma feira de Natal, junto à igreja paroquial.
Nestes 22 anos passaram por Garfe milhares de pessoas, de todas a idades, para ver o presépio, entre as quais figuras públicas, bispos e cardeais.
Recorde-se que em 2016, o Papa Francisco enviou uma mensagem e uma bênção apostólica para todos os habitantes de Garfe.
Organizada pela paróquia, “Garfe – Aldeia dos Presépios” conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Partilhar