23 outubro 2023

D. José Cordeiro incentiva universitários a serem “sal e luz” no meio académico

Fotografia DACS

DM - Francisco de Assis

Pastoral Universitária de Braga celebrou dia mundial das missões e entregou diplomas a voluntários e instituições

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis voltou a encher-se ontem de alegria juvenil e para celebrar o Dia Mundial das Missões e o voluntariado universitário praticado e promovido pela Pastoral Universitária de Braga. Este ano, a celebração festiva foi presidida pelo Arcebispo D. José Cordeiro que, marcou presença no evento pela primeira vez.

De facto, apesar do cansaço, uma vez que o dia de ontem foi cheio, com celebração em Fátima e a ordenação diaconal na Catedral de Braga, D. José Cordeiro fez questão de dizer presente, manifestando “alegria e gratidão” a Deus pela missão dos jovens universitários que ao longo do ano fizeram voluntariado em muitas instituições.

Aproveitando o facto de ser o Dia Mundial das Missões e dia de São Martinho de Dume, padroeiro principal da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro deixou mensagens aos jovens universitários, sobretudo da Universidade do Minho e da Universidade Católica, incentivando-os  a não terem medo nem vergonha de serem “Missão”, ou seja, de serem sal e luz no mundo, mormente no meio académico que frequentam.

E citou o jovem beato Carlo Acutis, falecido com apenas 15 anos de idade, que dizia: “Todos nós somos originais, mas a maioria de nós acaba em fotocópias. Porque têm medo ou vergonha de mostrar o que são verdadeiramente”.

O Arcebispo de Braga salientou ainda que o sal é aquele que dá sabor e que impede a corrupção. E desafiou os jovens a serem luz e a não permitirem que a luz dos outros se apaguem. Porque a missão faz-se em comunidade, em partilha, na sinodalidade.

Aliás, este foi o pedido a Deus feito pelos jovens que concluíram o ano de voluntariado e que por isso receberam diplomas.

Além dos 60 jovens, também representantes da PSP, da Casa de Saúde do Bom Jesus, do Projecto Homem, do IMA e do Lar Santa Estefânia, em Guimarães, receberam um diploma, em jeito de agradecimento pelo acolhimento dos jovens que nestas instituições fizeram voluntariado.

No final, o cónego Eduardo Duque, diretor da Pastoral Universitária, agradeceu aos jovens, às instituições, a D. José e aos fiéis sempre presentes na missa com os jovens.