6 outubro 2023

Férias Missionárias para Padres

Fotografia CMAB

CMAB

E que tal fazer uma experiência missionária de um mês a 12.000km de Braga, numa paróquia de Braga?

A Arquidiocese de Braga abraçou, há quase 10 anos, o projeto “Salama” de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, correspondente Província de Cabo Delgado, em Moçambique, concretamente com a Missão/Paróquia de Santa Cecília de Ocua. Esta paróquia e as suas 97 Comunidades são acompanhadas pastoralmente por uma equipa missionária da Arquidiocese de Braga, constituída por sacerdotes e leigos, que anualmente é renovada e enviada para esta Missão, a fim de que várias pessoas possam dedicar um tempo da sua vida a esta experiência missionária.

No acordo de cooperação missionária de 10 anos entre as duas dioceses, que irá ser renovado em breve, estão previstas também as experiências missionárias de curta duração para sacerdotes, e depois das obras realizadas na casa da Missão, que incluiu a construção de uma casa de hóspedes, estão reunidas as condições para receber sacerdotes na Alegria da Missão!

Fidei Donum é a designação dada a um sacerdote missionário diocesano que dedica um tempo da sua vida à Evangelização em algum contexto diferente do seu. Este nome advém da encíclica do Papa Pio XII, escrita em abril de 1957, com o fim de incentivar as missões católicas, mostrando o agradecimento ao Senhor pelo dom da fé recebida.

É um bonito testemunho da Igreja de Braga que esta continue a alimentar este ardor missionário nos sacerdotes, para que estes se sintam impelidos a dedicar um tempo da sua vida à Evangelização num contexto diferente do seu, como sacerdotes Fidei Donum, ainda mais tendo esta ligação tão estreita com a Igreja de Pemba, em Moçambique, através do projeto “Salama”. Assim, convidamos todos os sacerdotes que sintam este apelo para a Missão a participarem no Encontro “Padres sem Fronteiras”, no dia 18 de outubro 2023, pelas 10h00, no Centro Pastoral Arquidiocesano.