21 agosto 2023

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

XX Comum_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 515_2023-08-20

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

O grito desesperado de uma mãe revela-nos o coração humano em busca do verdadeiro rosto de Deus. Apesar do primeiro aparente silêncio, Jesus Cristo garante-nos que Deus jamais fica indiferente ao nosso sofrimento.

JESUS É PARA TODOS

«A identidade rigorosamente judai­ca de Jesus, o seu forte sentido de pertença ao povo eleito, constitui um obstáculo ao encontro com a mulher, que esbarra com o silên­cio de Jesus, com a resposta seca dirigida aos discípulos que se fazem intercessores interessados pela mulher, com a dura resposta diri­gida a ela pessoalmente» (Luciano Manicardi). A verdade é que estas atitudes de Jesus não desanimam a mulher! A mulher continua a gritar e a pedir misericórdia. Acontece, en­tretanto, uma verdadeira conversão. Desta feita o convertido é Jesus. Jesus, que parecia tão seguro da sua missão, é convertido à universa­lidade da salvação. Aquela mulher torna-se instrumento de Deus. De repente, Jesus compreende a sua missão a partir de uma nova luz. Aquela mãe, com a sua teimosia, afinal tem razão: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como queres».

Jesus Cristo é Deus connosco, sendo que neste ‘connosco’ estão incluídas todas as pessoas. Deus faz-se pró­ximo e a todos acompanha, mesmo que, segundo a nossa curta visão, sejam apenas ‘migalhas’ de amor.

Qualquer pessoa pode voltar a Jesus, integrar o grupo daqueles e daquelas que querem descobrir a frescura original do Evangelho, «a partir das inquietações, proble­mas, sofrimentos e esperanças das mulheres e dos homens de hoje» (José Antonio Pagola). A caminha­da proposta nesta ‘série’ — «voltar juntos a Jesus, o Cristo» —, segundo o seu primeiro proponente, pode ser feita por «crentes convictos, pouco crentes e até pessoas que andam à procura e se sentem atraídas por Jesus. Ele está no coração de todos, despertando a nossa fé e o desejo de uma vida mais digna. Podem­-no acolher os cristãos convictos e os não praticantes; os simples e os ignorantes; os que se sentem perdi­dos e os que vivem sem esperança. Jesus é para todos». Se dúvidas houvesse, o evangelho dissipa qual­quer impedimento e vence todas as barreiras. Agora, talvez seja neces­sária a minha e a tua conversão ao amor universal de Deus.

Download de Ficheiros

XX Comum_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 515_2023-08-20.pdf