Arquidiocese de Braga -

12 julho 2023

S. Bento despede-se de D. Roberto Mariz e dá as boas-vindas ao padre Miguel Simões

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

Arcebispo apresenta novo presidente da Irmandade na segunda romaria do ano ao santuário

\n

O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, apresentou ontem, no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, o novo presidente da Irmandade, o padre Miguel Paulo Carvalho Simões, que substitui no cargo o nomeado bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz.

A passagem de testemunho foi assinalada na festa do dia de S. Bento, com a presença de várias centenas de peregrinos, autoridades civis, militares e membros do executivo de Terras de Bouro, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo.

D. José Cordeiro, que presidiu pela primeira vez à romaria que celebra o dia de S. Bento, pediu as “maiores bênçãos” para o padre Miguel Paulo Simões que iniciou também, na segunda-feira, as suas novas funções de ecónomo Diocesano e dos Seminários, depois de fazer a sua profissão de fé e juramento de fidelidade à Igreja num encontro com todos os arciprestes e vice-arciprestes e vigários. 

“Peçamos a Deus, por intermédio de S. Bento que lhe dê a inteligência, a vontade, a sabedoria e a paciência para prosseguir nesta abertura da Igreja ao mundo e à criação que aqui em S. Bento da Porta Aberta é tão belo e significativo”, exortou.

O prelado pediu ainda graças para D. Roberto Mariz, nomeado bispo auxiliar do Porto, e para os novos candidatos a padres que vão ser ordenados no próximo domingo no Sameiro, que em S. Bento da Porta Aberta fizeram parte da sua preparação espiritual.

A segunda romaria de S. Bento da Porta Aberta ficou ainda marcada pela bênção, na Basílica, das relíquias de S. Bento e de sua irmã Santa Escolástica, e pela apresentação do livro “São João Gualberto, Herói do Perdão - Relatos de uma vida transformada pela coragem de perdoar”, da autoria de D. Robson Medeiros Alves, OSB.

O Arcebispo convidou os peregrinos a deixarem-se tocar pela “força e beleza do perfume da santidade” destas relíquias, agora expostas com outra dignidade e visibilidade, graças a um trabalho do gabinete restauro da arquidiocese de Braga que procedeu ainda a um arranjo ao espaço de apoio ao sacrário da Cripta.

No final da Eucaristia festiva, a Irmandade ofereceu uma imagem de S. Bento, benzida por D. José Cordeiro, aos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, corporação que oferece a sua colaboração para muitas das atividades promovidas pela Irmandade. O reitor do santuário recomendou que seja colocada no quartel.

A imagem de S. Bento neste santuário “é única em todo o mundo”, disse D. José Cordeiro, explicando que não há em nenhum outro lugar uma imagem de S. Bento com a mitra na cabeça. Há imagens de S. Bento com a mitra, mas aos pés.

 

Padre Miguel Simões pronto para servir em S. Bento da Porta Aberta

O novo presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta manifestou ontem total disponibilidade para o serviço que agora vai abraçar, naquele que é o santuário mais visitado do país, depois de Fátima.

Nas palavras que dirigiu no final da Eucaristia solene do dia de S. Bento, o padre Miguel Paulo Simões disse que tudo fará para que o santuário continue a ser um lugar de «porta aberta», onde “todos possam encontrar a presença de Deus” e que essa presença possa significar para cada um a “alegria e o recuperar da esperança”.

O sacerdote agradeceu a presença dos peregrinos, dos representantes das autoridades civis, nomeadamente da Junta de Freguesia de Rio Caldo e da Câmara de Terras de Bouro, do Arcebispo de Braga e de D. Roberto Mariz, que ontem deixou de assumir o cargo de presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, mas não deixará de ser Irmão da mesma.

A terminar, pediu uma salva de palmas para o seu antecessor, que será bispo auxiliar do Porto, de quem espera que mantenha a mesma disponibilidade para o serviço e que não se esqueça de S. Bento da Porta Aberta.