24 abril 2023

Centro de Braga vai fervilhar com mais de 20 mil jovens nos Dias nas Dioceses

Fotografia Paulo Gabriel Souto

DACS com DM

Os Dias nas Dioceses decorrem de 26 a 30 de julho.

A 100 dias da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, a Arquidiocese de Braga está ultimar os preparativos para os Dias nas Dioceses (DND). Em Braga, no dia 30 de julho, o centro da cidade vai estar a fervilhar com a presença de mais de 20 mil jovens de várias partes do mundo, que escolheram a região para passar a semana que antecede a Jornada.

Os Dias nas Dioceses decorrem de 26 a 30 de julho. Nesse período, jovens de outros países, sobretudo europeus, vão estar alojados em casas e instituições minhotas que se disponibilizaram para acolhê-los, antes da Jornada propriamente dita, de 1 a 6 de agosto.

Segundo Alberto Gonçalves, coordenador executivo do Comité Organizador Diocesano (COD) Braga, “no final dos Dias nas Dioceses, 30 de julho, haverá um grande encontro. Durante a semana a programação é de responsabilidade de cada arciprestado, mas a celebração de encerramento deve reunir entre 20 e 25 mil jovens no centro de Braga. Por cima do chafariz vai ser montado um espaço [palco] com duas faces. Haverá animação para os jovens antes e depois da celebração eucarística. Esperamos vários bispos e pelo menos três cardeais, entre eles um do Brasil e outro do Luxemburgo, estão confirmados”.

Durante o dia, os jovens poderão aproveitar para conhecer melhor a cidade de Braga antes da celebração. No dia 31, os autocarros com os peregrinos deverão seguir para Lisboa.

“Este é o tempo das decisões para tudo que está a ser preparado. Agora, a principal preocupação é alocar os jovens que  chegam de outras partes do mundo. Até ao final de abril temos de ter tudo pronto”, referiu.

Na próxima quarta-feira, vai haver uma reunião com o “núcleo duro” do COD da Arquidiocese de Braga. Alberto deu conta ainda de várias reuniões que têm sido feitas, quer a nível da Arquidiocese, quer a nível dos arciprestados e até das paróquias.

Várias juntas de freguesia e Câmaras Municipais têm-se reunido com o COD e com os Comités Arciprestais, no sentido de preparar o acolhimento dos jovens.

Também a nível nacional, estão a acontecer reuniões. Ainda ontem, os COD de vários pontos do país e o Comité Organizador Local de Lisboa participaram de algumas.

A Hora JMJ

Na noite de ontem, às 20h23, numa referência a 2023, por todo o país os sinos das igrejas tocaram precisamente para assinalar a contagem decrescente dos 100 dias até ao dia 1 de agosto.

Na Arquidiocese de Braga, em seus diversos arciprestados, os sinos repicaram e as fachadas ficaram iluminadas nas cores em verde e vermelho (na foto a Paróquia de São Victor).