Arquidiocese de Braga -
24 abril 2023
Centro de Braga vai fervilhar com mais de 20 mil jovens nos Dias nas Dioceses
DACS com DM
Os Dias nas Dioceses decorrem de 26 a 30 de julho.
A 100 dias da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, a Arquidiocese de Braga está ultimar os preparativos para os Dias nas Dioceses (DND). Em Braga, no dia 30 de julho, o centro da cidade vai estar a fervilhar com a presença de mais de 20 mil jovens de várias partes do mundo, que escolheram a região para passar a semana que antecede a Jornada.
Os Dias nas Dioceses decorrem de 26 a 30 de julho. Nesse período, jovens de outros países, sobretudo europeus, vão estar alojados em casas e instituições minhotas que se disponibilizaram para acolhê-los, antes da Jornada propriamente dita, de 1 a 6 de agosto.
Segundo Alberto Gonçalves, coordenador executivo do Comité Organizador Diocesano (COD) Braga, “no final dos Dias nas Dioceses, 30 de julho, haverá um grande encontro. Durante a semana a programação é de responsabilidade de cada arciprestado, mas a celebração de encerramento deve reunir entre 20 e 25 mil jovens no centro de Braga. Por cima do chafariz vai ser montado um espaço [palco] com duas faces. Haverá animação para os jovens antes e depois da celebração eucarística. Esperamos vários bispos e pelo menos três cardeais, entre eles um do Brasil e outro do Luxemburgo, estão confirmados”.
Durante o dia, os jovens poderão aproveitar para conhecer melhor a cidade de Braga antes da celebração. No dia 31, os autocarros com os peregrinos deverão seguir para Lisboa.
“Este é o tempo das decisões para tudo que está a ser preparado. Agora, a principal preocupação é alocar os jovens que chegam de outras partes do mundo. Até ao final de abril temos de ter tudo pronto”, referiu.
Na próxima quarta-feira, vai haver uma reunião com o “núcleo duro” do COD da Arquidiocese de Braga. Alberto deu conta ainda de várias reuniões que têm sido feitas, quer a nível da Arquidiocese, quer a nível dos arciprestados e até das paróquias.
Várias juntas de freguesia e Câmaras Municipais têm-se reunido com o COD e com os Comités Arciprestais, no sentido de preparar o acolhimento dos jovens.
Também a nível nacional, estão a acontecer reuniões. Ainda ontem, os COD de vários pontos do país e o Comité Organizador Local de Lisboa participaram de algumas.
A Hora JMJ
Na noite de ontem, às 20h23, numa referência a 2023, por todo o país os sinos das igrejas tocaram precisamente para assinalar a contagem decrescente dos 100 dias até ao dia 1 de agosto.
Na Arquidiocese de Braga, em seus diversos arciprestados, os sinos repicaram e as fachadas ficaram iluminadas nas cores em verde e vermelho (na foto a Paróquia de São Victor).
Partilhar