12 abril 2023

Fotografia DR

Padres Carmelitas Descalços

XV Capítulo Provincial dos Padres Carmelitas Descalços

A Província portuguesa dos Carmelitas Descalços está reunida no Convento de Avessadas entre os dias 11 e 14 de abril para a realização do XV Capítulo Provincial. No primeiro dia, o Capítulo elegeu o Padre Vasco Nuno Tavares da Costa para provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal. Elegeram também os Conselheiros do seu governo para o triénio de 2023-2026.

O Padre Vasco Nuno Tavares da Costa é natural de Castelões, Vale de Cambra, diocese do Porto. Tomou o hábito carmelita a 11 de setembro de 1993 e professou solenemente a 19 de junho de 1999. Ordenado presbítero a 30 de julho de 2000, procurou servir a Igreja nos trabalhos da Ordem. Foi formado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Porto) e fez a especialidade em Espiritualidade na Faculdade Pontifícia do Teresianum (Roma).

Exerceu os ofícios de superior nas comunidades do Funchal e Porto. Foi formador durante 18 anos, assumindo as diversas etapas formativas na Província (Seminário Menor, Postulantado, Noviciado, Teologado). Esteve três anos ao serviço da formação interprovincial: um no teologado de Salamanca, como co-formador, e dois no Desierto de Las Palmas (Espanha), como Mestre de Noviços.

Para além da formação inicial dos candidatos a carmelitas, dedicou-se à pregação de retiros e acompanhamento espiritual, Conselheiro Provincial por quatro vezes, pároco das paróquias de Avessadas e Rosém do Concelho de Marco de Canaveses.