Arquidiocese de Braga -
8 março 2023
Coetus Internationalis Ministrantium conta com padre de Braga na direção
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
O diretor do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia e vogal do Serviço Nacional de Acólitos, padre Rui Sousa, foi eleito na Assembleia Geral de 2023 do Coetus Internationalis Ministrantium.
A Arquidiocese de Braga tem vindo a marcar presença em diversos organismos nacionais e internacionais, abrindo as suas portas a uma maior universalidade desta igreja particular que caminha em conjunto.
Desta vez, o diretor do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia e vogal do Serviço Nacional de Acólitos, padre Rui Sousa, foi eleito na Assembleia Geral de 2023 do Coetus Internationalis Ministrantium, da qual já fazia parte como membro desde 2020, para o cargo de tesoureiro da direção do Comité.
Sob a presidência do Cardeal Jean-Claude Höllerich, este encontro, que decorreu em Split, na Croácia, contou com representantes de Portugal (padre Luís Leal, de Lisboa, e padre Francisco Couto, de Évora) e de diversos países da Europa.
A nova direção do Comité será, por isso, constituída pelo mesmo presidente, pelo padre Emil Alin Irimiciuc, da Roménia, como vice-presidente, por Tobias Knell da Alemanha, como secretário, pelo padre Rui Sousa, de Portugal, como tesoureiro, por dois assessores, Sarah Hairbucher, da Alemanha e o padre Josip Ivesic, da Croácia, e por uma conselheira nomeada diretamente como assessora do presidente, Tanja Konsbrück, do Luxemburgo.
Este organismo internacional superintende a missão do serviço dos acólitos, promovendo o culto de São Tarcísio, seu padroeiro, e organizando as Peregrinações Internacionais de Acólitos a Roma, como acontecerão em 2024. Cada diocese pode apresentar um delegado, cuja admissão será feita na Assembleia Geral seguinte, para estar representada nesta associação internacional e, assim, promover o serviço dos acólitos.
Partilhar