Arquidiocese de Braga -
1 março 2023
I DOMINGO DA QUARESMA
Francisco Marcelino Monteiro Esteves
I Quaresma_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 490_2023-02-26 e Lectio Divina
I DOMINGO DA QUARESMA, ANO A
Em cada Primeiro Domingo da Quaresma, o Espírito toma-nos pela mão para nos levar para o deserto. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo: é a atitude mais importante, o primeiro passo para sair vitorioso perante as tentações.
TREINAR O JEJUM
Um caminho central é-nos proposto em cada Quaresma. Nele existem três pontos de passagem: o jejum, a oração, a esmola. Este ano, com esta ‘série’, vamos aprofundar a beleza desse caminho central, focados nos três pontos de passagem, que designamos de «Pontos de Esforço»: jejum, oração, esmola.
Hoje, apreciamos o jejum. O próprio Jesus, no início da sua missão, diz-nos o evangelista, sujeitou-se a quarenta dias de jejum. Um número simbólico também associado a este tempo litúrgico: Quaresma são quarenta dias, quer dizer, uma temporada que nos é oferecida como treinamento para a Páscoa.
O jejum é também um modo de preparação, pois o objetivo é a vitória pascal. O jejum, que, no caso de Jesus, antecedeu a vitória sobre as tentações, surge agora, para nós, como um exercício de coragem, nesta primeira etapa quaresmal.
O primeiro ponto de esforço, o jejum, diz respeito ao corpo, mas não se limita apenas ao corpo, pois o foco está no treino espiritual. Não jejuamos para perder peso e obter uma determinada silhueta corporal. Curioso é que, nos nossos dias, se quase desapareceu da nossa prática espiritual, cada vez mais aparece como sugestão de ordem terapêutica e dietética. Quem é que ainda não ouviu falar do jejum intermitente, por exemplo.
A finalidade do jejum quaresmal é outra: experimentar a fome biológica para perceber a fome mais profunda, a fome da palavra de Deus. Diz Jesus ao tentador: «Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus». A fome de pão ajuda-nos a descobrir o alimento da palavra de Deus.
A privação de alimentos é um treino inicial que nos pode ajudar a implementar outras experiências vitais de jejum. São tantas as coisas que, sem darmos conta, nos estão a impedir de acolher a novidade da presença de Deus. Qualquer que seja a preferência, há de ser sempre algo de que gostas e que tenha forte impacto na tua vida. Como vai ser o teu jejum quaresmal?
Download de Ficheiros
I Quaresma_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 490_2023-02-26.pdf
1QuaresmaA23_LectioDivina.pdf
Partilhar