17 fevereiro 2023

Vieira do Minho acolhe símbolos da JMJ com cânticos, flores e orações

Fotografia DR

DM - Jorge Oliveira

Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora em peregrinação no Arciprestado até amanhã.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão em peregrinação no Arciprestado de Vieira do Minho, mobilizando não só os jovens como as próprias comunidades que procuram deixar a sua marca associada a este momento.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram ao Arciprestado na noite do dia 15, vindos de  Vila Verde (a passagem aconteceu no santuário de Nossa Senhora do Alívio) e, segundo Mariza Ribeiro, do Comité Organizador Arciprestal (COA), o primeiro acolhimento por parte das pessoas “foi fantástico”.

“Prepararam cânticos, lançaram pétalas de flores, fizeram orações”, disse a também a representante do Núcleo de Vieira do Corpo Nacional de Escutas.

Depois de uma passagem pelas paróquias de Parada de Bouro e Soengas, os símbolos da JMJ foram acolhidos em Tabuaças, onde chegaram num veículo dos Bombeiros, tendo sido levados da rotunda das Cerdeirinhas até à igreja por um grupo de jovens com guarda de honra pelos soldados da paz.

Na igreja das Cerdeirinhas, com a presença de algumas centenas de pessoas, houve uma cerimónia presidida pelo bispo auxiliar de Braga D. Delfim Gomes. Nas palavras que dirigiu à assembleia, o prelado, depois de agradecer o envolvimento de todos os jovens e demais comunidade, convidou a sentir esta experiência da presença dos símbolos da JMJ com o coração.

D. Delfim Gomes referiu que esta peregrinação não é uma simples passagem, mas deve deixar marcas na vida dos cristãos.

Além de sacerdotes do Arciprestado, incluindo o arcipreste, estiveram nesta celebração o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, os Escuteiros de Vieira do Minho.

De seguida, os símbolos da JMJ percorreram algumas as paróquias de Caniçada, Ventosa, Cova, Louredo e Salamonde, onde foram recebidos “com muita alegria, saudação e cânticos”.

Na paróquia de Salamonde, com a presença do bispo auxiliar, de três sacerdotes e do presidente da Junta de Freguesia, foi descerrada uma placa a marcar a passagem da Cruz peregrina e do ícone mariano no local.

O dia culminou com o acolhimento em Ruivães, onde, uma vez mais, os jovens levaram os símbolos até à igreja.

“Os símbolos da JMJ foram recebidos e saudados com alegria. Todas estas paróquias mobilizaram-se para os acolher e receberam-nos com bastante efusividade. Tinham cartazes de boas-vindas, arquinhos adornados com flores e com luzes. Nota-se que houve empenho e preocupação em dar dignidade ao momento”, assinalou Mariza Ribeiro.

No segundo dia de peregrinação em Vieira do Minho, a Cruz peregrina e o ícone mariano visitaram o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e à noite procissão de velas da Praça do Município até à Igreja Matriz, culminando o dia com uma vigília de oração.

No último dia, 17, os símbolos percorrem mais algumas paróquias até ao momento da despedida, às 19h15. Para as 20h está marcada a passagem dos símbolos ao arciprestado de Cabeceiras de Basto.