Arquidiocese de Braga -
9 fevereiro 2023
Dioceses portuguesas preparam acolhimento de peregrinos
JMJ Lisboa 2023
Todas estão a mobilizar-se de forma a proporcionar aos seus jovens e aos jovens que chegarão, uma experiência única e inesquecível.
As Dioceses portuguesas, que serão casa para muitos peregrinos, têm feito o seu caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023, consoante a própria dinâmica de cada uma. Todas estão a mobilizar-se de forma a proporcionar aos seus jovens e aos jovens que chegarão, uma experiência única e inesquecível.
Na Diocese de Braga, onde os Símbolos da JMJ se encontram agora em Peregrinação, “o Comité Organizador Diocesano (COD) de Braga, juntamente com a Arquidiocese, tem trabalhado de forma que todos os jovens de Braga participem e façam parte da JMJ2023”, referiram.
Quanto à preparação dos Dias nas Dioceses, há já muito tempo que a Arquidiocese de Braga se prepara. Em novembro de 2022, por exemplo, esteve em Braga uma comissão sul-coreana para reunir com o COD de Braga (rever este momento aqui). Além disso, “o COD de Braga criou uma equipa responsável pelo voluntariado, tanto para a JMJ23 como para os DND”, revelaram.
Já na Diocese de Aveiro, que receberá os Símbolos da JMJ no dia 3 de março de 2023, foram traçados diversos objetivos por parte do Comité Organizador Diocesano. Além da mobilização dos jovens aveirenses para a participação na JMJ Lisboa 2023, fazem parte destes objetivos os de “preparar os Dias nas Dioceses da JMJ Lisboa 2023 nas comunidades da Diocese de Aveiro” e “mobilizar os jovens e as suas famílias para acolherem os participantes na JMJ Lisboa 2023 durante os Dias nas Dioceses”.
Em Évora, os Dias nas Dioceses têm estado em grande foco no plano de trabalhos do Comité Organizador Diocesano e dos Comités Organizadores Paroquiais, já que se propuseram a receber cerca de 5 mil jovens. Neste sentido, tudo tem sido feito “para que tudo esteja pronto ao nível das estruturas, dos grupos de voluntários, do programa, da alimentação e da animação da fé”, referiram.
Além disso, levar os jovens da Diocese a viverem a JMJ Lisboa 2023 está, também, no centro das suas preocupações. “Queremos, pelo menos, convidar todos, chegar a todos e viver com os que disserem sim”, acrescentaram.
Na Diocese de Viana do Castelo, têm sido várias as reuniões entre a Diocese portuguesa e Dioceses de outros países, com vista a prepararem os Dias nas Dioceses. São esperados cerca de 600 jovens de 3 Dioceses francesas (Metz, Nancy e Verdun) e da Arquidiocese de Lodz, da Polónia, além dos cerca de 90 jovens das Dioceses de East Anglia e de Plymouth, do Reino Unido.
Neste sentido, o COD de Viana do Castelo revelou que uma das suas prioridades tem passado por “encontrar voluntários que nos ajudem a preparar e organizar os Dias nas Dioceses”.
Em Beja, a preparação tem sido feita mais ao nível de cada Comité Organizador Paroquial (COP). Segundo revelou o COP de S. Teotónio, o voluntariado para os Dias nas Dioceses foi assumido pelo COP, em “articulação com outros grupos da Paróquia”. Quanto às questões logísticas, tudo está já a ser preparado para receber os peregrinos de todo o mundo. Também no COP da Cidade de Beja, está a ser feita uma mobilização dos jovens para o voluntariado nestes dias, “motivando-os e abordando-os com algumas informações”.
Também na Diocese de Leiria-Fátima, as várias Paróquias estão a preparar os Dias nas Dioceses com a recolha de voluntários e de famílias de acolhimento.
Quanto à preparação dos jovens desta Diocese para a JMJ Lisboa 2023, “lançámos a iniciativa «Grupos JMJ», que pretende promover uma preparação não apenas logística, mas espiritual, através de um passaporte com marcos a atingir, que propõem as mais diversas formas de preparação”, revelou o COD.
O COD da Diocese de Lamego tem vindo a preparar os jovens “tanto a nível logístico como a nível espiritual”, reunindo mensalmente com os COP para “fazer um caminho conjunto e também motivá-los para todas as dinâmicas e iniciativas diocesanas/nacionais”, revelaram.
Para os Dias nas Dioceses, estão abertas as inscrições para o Coro Diocesano, uma iniciativa por parte desta Diocese, criada para receber os peregrinos de várias partes do mundo e para a animação da Missa de envio na própria Diocese.
Também na Diocese de Vila Real, o objetivo passa por “criar uma melhor experiência para todos os jovens da Diocese”, através da organização ao nível das inscrições como peregrinos ou como voluntários.
Quanto às Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Setúbal e Santarém), que irão acolher jovens peregrinos na semana da JMJ Lisboa 2023, a preparação tem sido diferente.
Na Diocese de Lisboa, têm sido dinamizadas diversas atividades com lugar na sede do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, de forma a mobilizar os jovens, cada vez mais, para a participação no encontro com o Papa.
Além disso, o COD tem estado em constante “ligação e acompanhamento” com os COV e COP “no seu trabalho de promoção da JMJ Lisboa 2023, angariação de alojamentos e voluntários e de relação com comunidades locais”.
A Diocese de Setúbal tem uma dinâmica idêntica à da Diocese de Lisboa no que toca à angariação de voluntários e famílias de acolhimento, bem como à dinamização da própria Diocese.
“Move-nos o espírito de serviço, a responsabilidade de sermos construtores da Igreja de hoje e o ardor missionário, de quem espera que esta JMJ chegue a todos, que Cristo chegue a todos”, destacou o COD de Setúbal.
Também Santarém, como Diocese de acolhimento, “tem um papel importante na angariação de voluntários”. Além disso, o COD de Santarém procura organizar atividades que deem resposta às necessidades logísticas e espirituais, apoiando atividades levadas a cabo pelos diversos Comités Organizadores Paroquiais.
Ao longo do tempo de preparação para a JMJ Lisboa 2023, o COD de Santarém tem ainda dinamizado diversas atividades como, por exemplo, um arraial “para chegar ao maior número possível de pessoas, incluindo as que não participam na vida pastoral”.
Com preocupações e dinâmicas diferentes, as Dioceses têm vindo a preparar o acolhimento aos peregrinos para os Dias nas Dioceses e para a semana da JMJ Lisboa 2023. Além disso, têm, também, como objetivo o de mobilizar os jovens portugueses a participar neste que será o maior encontro de jovens com o Papa.
Partilhar