Arquidiocese de Braga -
31 janeiro 2023
Departamento de Pastoral para as Vocações promove encontro com as Equipas Arciprestais
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
A preparação para a JMJ Lisboa 2023 dá a tónica a esta iniciativa.
O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove, à semelhança dos anos anteriores, um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, no próximo dia 4 de fevereiro, sábado, entre as 9h30 e as 12h30, no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga.
Segundo os organizadores, o encontro visa também “ajudar a prosseguir no caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa no próximo mês de agosto”.
Para este encontro estão convidados todos os sacerdotes assistentes, assim como todos os outros elementos que possam constituir as equipas existentes nos diferentes Arciprestados.
Subordinada ao tema “Juntos, ensaiamos um SIM… Há pressa no ar!”, em consonância com a temática que preside ao ano pastoral e, como já referido, numa estreita ligação ao caminho de preparação para a celebração da JMJ, esta iniciativa pretende, como já é habitual, reforçar e atualizar uma rede de contactos já criada nos anos anteriores, firmando pontes de partilha e comunhão entre as equipas e o Departamento Arquidiocesano.
A ideia é possibilitar ao mesmo tempo, “um intercâmbio de experiências, em matriz sinodal, e uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional em toda a ação pastoral”.
Na verdade, e como sublinha o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral das Vocações, “importa que toda a pastoral seja efetivamente vocacional, na medida em que Deus a todos chama e envia”.
Assim, “porque, juntos, somos Igreja sinodal samaritana, cada um deve (re)descobrir-se e (re)ver-se a partir desse chamamento de Jesus, de modo a que possa responder com um amor verdadeiro e, assim, Deus possa habitar toda a nossa ação pastoral e a vida das nossas comunidades, como nos desafia a nossa Arquidiocese, sem esquecer a grande festa para toda a Igreja que será a vivência e celebração da JMJ Lisboa 2023”.
Partilhar