Arquidiocese de Braga -

18 janeiro 2023

II DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

Fotografia

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

II Comum_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 433_2023-01-15 e Lectio Divina

\n

II DOMINGO COMUM, ANO A

Ser cristão é estar disposto a começar, a nascer de novo, aberto à novidade de Deus Pai e da sua palavra, aberto à novidade de Jesus Cristo e do seu Evangelho, aberto à novidade do Espírito Santo e da sua presença ativa em nós e no mundo.

ANO NOVO, FÉ RENOVADA

Deus quer fazer história com cada um de nós. Confia! Não tenhas medo! Nesta série, somos convi­dados a abraçar a novidade que Deus traz à nossa vida. Digamos-lhe como o salmista: Senhor, aqui estou para fazer a tua vontade.

A fé cristã não fica presa ao passa­do. Não se trata de ler/escutar os textos bíblicos apenas para saber o que aconteceu, naquele tempo, com esta ou aquela pessoa, com um grupo ou um povo. A fé cristã diz respeito ao que está a acontecer, aqui e agora, contigo e comigo, com a nossa comunidade.

João Batista aponta para a frente, aponta para Jesus Cristo e para a novidade que veio trazer à nossa humanidade: «Este é o Filho de Deus». É a presença de Deus no mundo. A indicação de João Batista orienta o nosso olhar para Jesus Cristo. Hoje, João Batista diz-nos para fixar o nosso olhar em Jesus Cristo, para seguir Aquele que está diante de nós, que vai à nossa fren­te, e nos quer conduzir para a vida plena, para a vida feliz. O primeiro passo é parar de olhar para o pas­sado e começar a olhar em frente. Imagina-te dentro de um carro. Tens diante de ti um vidro e um espelho. Qual é o tamanho de cada um? O espelho retrovisor é um pequeno ponto na frente do carro. Ao passo que o vidro ocupa todo o espaço diante de ti. Quem fica receoso com o olhar fixo no espelho retrovisor, não consegue vislumbrar a novida­de que aparece à sua frente.

Nós, cristãos, não podemos cair na rotina, não podemos ceder à tenta­ção da vitimização, não podemos cair no derrotismo, não podemos ceder à tentação do conformismo. Por isso, vamos viver este ano novo, com a fé renovada.

É importante conhecer o que Deus fez no passado. Serve de alicerce e de roteiro. Agora, mais importante, é seguir em frente, arriscar percor­rer o caminho que Deus tem traçado para cada um de nós. Hoje, o Espíri­to Santo desce e permanece sobre cada um de nós, como que a dizer: Queres recomeçar?

 


Download de Ficheiros

II Comum_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 433_2023-01-15.pdf

2domingoA23_LectioDivina.pdf