22 novembro 2022

30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 19

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Terça, 22 de novembro - Memória de Santa Cecília, virgem e mártir / A Catedral de Bragança: O Órgão de tubos

Na Igreja, a música sobressai entre as demais expressões de arte. Especialmente composta para acompanhar o canto na liturgia da missa e do ofício divino, a música sacra cumpre uma missão ministerial no culto divino. Como determinou o Concílio Vaticano II, “a música sacra será tanto mais santa quanto mais intimamente estiver unida à ação litúrgica, quer expressando mais delicadamente a oração ou favorecendo unanimidade, quer enriquecendo de maior solenidade os ritos sagrados” (Sacrosanctum Concilium 112).

O órgão de tubos é um instrumento musical que merece particular consideração no âmbito da música sacra, uma vez que “é capaz de acrescentar um esplendor notável às cerimónias da Igreja e de elevar poderosamente os ânimos para Deus e para as realidades celestes” (SC 120).

No próximo dia 4 de dezembro, tempo litúrgico do Advento, o som do órgão sinfónico da Catedral de Bragança acompanhará o canto entoado na Eucaristia solene da ordenação episcopal de D. Delfim Gomes, exponenciando a beleza e o sentido profundo da celebração.

Neste dia em que a Igreja invoca a memória de Santa Cecília, virgem e mártir, celebrada como inspiradora e Padroeira da música e do canto sacro, tornemos presente D. Delfim Gomes e a sua missão episcopal. Que a vida e a ação do novo Pastor na Igreja bracarense, sejam um permanente cântico de júbilo ao Bom Deus, que não cessa de fazer maravilhas em favor do seu Povo.

2022.11.21

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira