12 outubro 2022

CEP reitera pedido de perdão às vítimas de abusos

Fotografia Ecclesia/PR

DACS

Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa reuniu esta terça-feira em Fátima.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reuniu, esta terça-feira, em Fátima.

Na nota publicada no final do encontro, a CEP “reitera o pedido de perdão às vítimas” e admite “tudo fazer para que, no futuro, tais crimes não se voltem a repetir”.

Reconhecendo que “os meios de comunicação social têm um papel relevante no combate a este crime”, a Conferência Episcopal Portuguesa agradece o trabalho que estes “realizam na protecção das vítimas, na denúncia de casos de abusos e também no esclarecimento de suspeitas que podem recair sobre quem é injustamente acusado”.

A nota assinala, contudo, a “necessidade de não condenar publicamente pessoas ou instituições, a partir de suspeitas não provadas, que não abonam a busca de verdadeira justiça nem os princípios de liberdade e deontologia do nobre papel de informar”.

O Conselho reafirma o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica e apela à apresentação de testemunhos de quem tenha conhecimento da sua ocorrência, no plano de trabalhos desta Comissão”, pode ler-se no documento.

A nota dá ainda conta que, na reunião, foram revogadas todas as orientações emanadas até agora pela Conferência Episcopal Portuguesa para o culto e actividades pastorais durante a situação de pandemia.