Arquidiocese de Braga -

4 outubro 2022

Stefania Giannini da UNESCO: “Não há verdadeiro desenvolvimento sem educação”

Fotografia Vatican Media

DACS com Vatican News

Antes do Dia Mundial dos Professores, a 5 de Outubro, a Directora-Geral Adjunta da Educação da UNESCO fala com os meios de comunicação do Vaticano sobre o papel das escolas na promoção do desenvolvimento humano integral.

\n

“A transformação da educação começa com os professores”. Este é o tema do Dia Mundial do Professor, promovido pela UNESCO, que se celebra todos os anos a 5 de Outubro. O dia de amanhã também marca o primeiro aniversário da Cimeira de Líderes Religiosos do Vaticano para o Pacto Global sobre a Educação, convocada pelo Papa Francisco e organizada pela Congregação para a Educação Católica. Essa reunião terminou com um apelo dos representantes de diferentes religiões a Stefania Giannini, Directora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO. Na véspera deste duplo aniversário, a professora Giannini conversou com o Vatican Media sobre os esforços da UNESCO para oferecer uma educação de qualidade todos.

 

O tema do Dia Mundial dos Professores 2022 é “A transformação da educação começa com os professores”. O que pode ser feito a nível global para ajudar os professores a desempenhar esse papel fundamental?

A transformação da educação começa com os professores, pois eles estão no centro de todo sistema de aprendizagem. Mas a profissão docente está em crise. A UNESCO tem soado o alarme, pois a escassez, a falta de formação e desenvolvimento profissional, salas de aula superlotadas, condições de trabalho pouco atraentes e financiamento inadequado estão a minar a profissão docente e a agravar a crise global de aprendizagem. A profissão está a lutar para voltar a formar a sua força de trabalho e atrair novos talentos. Globalmente, 6 em cada 10 países pagam menos aos professores do ensino primário do que outros profissionais com qualificações semelhantes. Esta profissão tem de ser mais valorizada pela sociedade e ter acesso a uma melhor formação. Dados recentes da UNESCO mostram que cerca de 15% dos professores do ensino primário e secundário em todo o mundo não possuem as qualificações mínimas exigidas. A diferença é ainda maior em países de baixo rendimento, com 25% e 40% dos professores do ensino primário e secundário que não atingem esse mínimo. A UNESCO está a pedir aos países que garantam que os professores participem activamente no diálogo social, nos processos decisórios e nas políticas. Eles precisam de ser ouvidos desde a sala de aula até ao nível político, deve confiar-se neles e devem ser reconhecidos como produtores de conhecimento, profissionais reflexivos e parceiros.

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece uma ligação crítica entre educação e desenvolvimento. Que resultados estão a ser alcançados nessa frente?

A UNESCO pediu uma mobilização global para colocar a educação no topo da agenda política e cumprir as metas de desenvolvimento sustentável. Actualmente, não estamos no caminho certo para alcançar os objectivos de educação para 2030. O nosso sistema educacional global não está a conseguir lidar com os desafios presentes e futuros e fornecer aprendizagens de qualidade para todos ao longo da vida. É por isso que devemos transformar a educação para cumprir a sua promessa e nos ajudar a moldar sociedades pacíficas, justas e sustentáveis. Essa foi a mensagem central do Relatório dos Futuros da Educação da UNESCO, publicado em Novembro de 2021, que pede um novo contrato social para a educação. O nosso relatório foi o trampolim para a Cimeira da Educação Transformadora da ONU, que decorreu no mês passado durante a AGNU, onde mais de 130 países se comprometeram a reiniciar os seus sistemas educacionais e acelerar as acções para acabar com a crise da aprendizagem. A UNESCO está particularmente focada em acelerar os esforços para garantir a igualdade de género na e por meio da educação, expandir a aprendizagem digital pública, tornar a educação responsiva à emergência climática e ambiental e melhorar o acesso de crianças e jovens afectados por crises.

 

Há mais de um ano que as meninas afegãs têm negado o direito de ir à escola. O que é que a UNESCO está a fazer para enfrentar esse escândalo vergonhoso?

A UNESCO condena veementemente esta decisão inaceitável que atrasa ganhos significativos na aprendizagem obtidos nos últimos 20 anos. O direito à educação secundária é actualmente negado a mais de 3 milhões de meninas e mulheres jovens no Afeganistão e o seu futuro está em jogo. Reiteramos o nosso apelo para que as meninas possam retgressar à escola secundária sem mais delongas. Além disso, o ataque regular às escolas que estamos a testemunhar está a desestabilizar ainda mais um sistema educacional já enfraquecido. Mesmo antes da mudança política no Afeganistão, o país lutava com mais de 4,2 milhões de crianças e jovens fora da escola, dos quais 60% eram meninas. A resposta da UNESCO a esta situação está totalmente alinhada com o Quadro de Transição da ONU para o Afeganistão, bem como com os princípios da ONU de envolvimento com as autoridades de facto. Estamos a dar prioridade à continuidade da educação através da aprendizagem complementar e baseada na comunidade, especialmente para as meninas. Actualmente, estamos a visar as comunidades mais vulneráveis ​​em 20 províncias, oferecendo aulas de aprendizagem comunitária para 25.000 jovens, dos quais 60% são meninas adolescentes e mulheres jovens. Também estamos a trabalhar em estreita colaboração com as nossas agências irmãs para fornecer programas de bolsas de estudo, especialmente para mulheres jovens, bem como pacotes de benefícios para professores universitários e apoio a ambientes de aprendizagem seguros nas universidades.

 

A guerra é uma das barreiras mais devastadoras à educação. Quais são as iniciativas da UNESCO para ajudar professores em zonas de guerra como a Ucrânia ou a Síria?

A UNESCO trabalha na vanguarda das crises humanitárias mais agudas do mundo para garantir que a educação de qualidade inclusiva e equitativa continue a ser uma prioridade na resposta humanitária e na assistência à recuperação. Na Ucrânia, o nosso foco tem sido apoiar o Ministério da Educação e Ciência para garantir a continuidade da aprendizagem. Para milhares de crianças, a aprendizagem online continua a ser a única forma de prosseguir a sua educação. Ainda na semana passada enviamos uma missão de especialistas para acompanhar as medidas de emergência tomadas desde o início da guerra e identificar as necessidades adicionais no terreno. Em parceria com o Google, membro da Global Education Coalition da UNESCO estabelecida durante a COVID-19, estamos a entregar 50.000 dispositivos a professores e a apoiar a formação de cerca de 50.000 professores, em parceria com organizações locais. A UNESCO sublinha a mensagem de que alunos, professores e escolas devem ser protegidos de qualquer forma de ataque e que as escolas devem ser sempre refúgios seguros. Na República Árabe da Síria, trabalhamos com o pessoal da educação para ajudar crianças em risco a alcançar melhores resultados de aprendizagem, bem como para fornecer aos jovens vulneráveis ​​oportunidades de aprendizagem relevantes através de programas de educação formal e não formal certificados. No Líbano, estamos a apoiar os alunos refugiados sírios para que tenham acesso à educação básica através de escolas públicas formais ou programas alternativos de aprendizagem. Na Jordânia, a UNESCO oferece aos jovens refugiados sírios educação e formação técnica e vocacional, formação no trabalho e educação para o empreendedorismo, a fim de oferecer-lhes melhores oportunidades de subsistência.

 

No ano passado, participou na reunião no Vaticano de líderes religiosos para o Pacto Global sobre a Educação, convocado pelo Papa Francisco. Quão relevante, na sua opinião, é o papel das religiões em ajudar a promover a educação?

A educação precisa de um movimento global de solidariedade e devemos envolver todas as pessoas. Isto significa que os líderes religiosos podem ter um papel altamente influente a nível global no incentivo ao direito de todos e ao acesso à educação – especialmente de meninas e mulheres –, na mudança de mentalidades, no combate à discriminação e nos estereótipos e na promoção da compreensão e da tolerância. Em última análise, as religiões têm uma forte responsabilidade e papel na promoção da paz, do diálogo e do respeito e compreensão mútuos, valores sobre os quais o mandato humanístico da UNESCO foi fundado. Transcendendo as nossas diferenças e diversidades, as religiões carregam o poder de desbloquear a nossa dimensão espiritual que está no coração da natureza humana.

Entrevista de Alessandro Gisotti, publicada no Vatican News a 4 de Outubro de 2022.