29 setembro 2022

JMJ Lisboa 2023: Papa recebeu D. Américo Aguiar

Fotografia Vatican Media

DACS com ECCLESIA

Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi ao Vaticano conhecer a “sensibilidade” do Papa sobre a organização do evento.

O Papa recebeu, esta quinta-feira, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, para uma conversa sobre a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude

D. Américo Aguiar referiu que é uma honra, pois "esta é já a terceira audiência com o Papa,  para “partilhar o caminho feito e para ver a sua sensibilidade em relação a assuntos e tarefas que temos a desenvolver”.

O responsável destaca a importância de saber as impressões do Santo Padre sobre a próxima edição do maior encontro de jovens católicos do mundo.

O Bispo Auxiliar de Lisboa acrescentou ainda que “estas audiências permitem, por um lado, que o Papa tenha conhecimento directo do ponto de situação, o que é o nosso objectivo, bem como para ir redesenhando algumas decisões, para mais perto do que é o sentir e o desejo de Francisco”.

Indo de encontro às indicações do Sumo Pontífice, D. Américo Aguiar reconhece que “a jornada é um desafio, porque esta não tem de ser, obrigatoriamente, uma fotocópia das edições anteriores”.

O anúncio da escolha de Lisboa para acolher o evento aconteceu a 27 de Janeiro de 2019, no final da JMJ que decorreu no Panamá.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).