Arquidiocese de Braga -
7 setembro 2022
Conclave de “celebridades” no Vaticano: Denzel Washington, Andrea Bocelli ou Eva Cavalli juntam-se ao “Vitae Summit” do Papa
DACS com Vida Nueva Digital
Sede da Academia de Ciências Sociais acolhe durante dois dias um encontro de artistas e meios de comunicação sobre a cultura do encontro.
Um encontro realizado na sede da Academia Vaticana de Ciências Sociais, organizado pela Fundação Vitae Global, criada há dez anos na Argentina pelo matrimónio de Luis Quinelli e Jessica Siniscalchi. O encontro também tem o apoio do Papa Francisco.
Cultura do encontro
Diferentes personalidades do mundo do entretenimento tentarão tornar visível o objectivo de “procurar, com o Papa Francisco, entender como as artes, os média e o entretenimento podem promover o bem comum e promover uma cultura do encontro”.
Para o fundador “é difícil dialogar, há muita polarização, muitas lutas, muito conflito”, mesmo que para eles o encontro para seja “um valor importante”.
“Num mundo, mesmo o social, em que mensagens negativas promovem ódio e frustração, os artistas têm a responsabilidade de elevar a cultura e é isso que o Vitae Summit aspira a fazer”, apontam os organizadores segundo os média do Vaticano.
A fundação, destacou Quinelli, responde ao chamamento para “transmitir a mensagem de Deus através dos média e na indústria do entretenimento, que tem tanta influência” sobre cada pessoa. “Sabemos que não mostra a realidade, mas também cria a realidade de alguma forma na nossa mente, coração e espírito”, observou.
O apoio do Papa
Assim, foram organizados debates, discussões, painéis onde “serão trocadas experiências, em busca de mensagens que inspirem, provoquem reflexão e direccionem as pessoas para conteúdos profundamente significativos”, destacam.
A Casina Pío IV também irá contar com os actores britânicos Jessica e David Oyelowo, o director americano Isaac Chung e a cantora canadiana Alessia Cara.
“Estamos muito gratos pelo apoio e participação do Papa Francisco. Agora temos um grande desafio, a esperança, a união e o bem comum são veículos para que as artes tenham um impacto positivo no coração e na mente”, explicou Luis Quinelli.
Após o encontro, estão previstas outras iniciativas em cidades como Londres, Cidade do México e Los Angeles.
Artigo original de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital, a 31 de Agosto de 2022.
Partilhar