Arquidiocese de Braga -

2 setembro 2022

Relíquia de João Paulo I é “esquema de reflexão espiritual”

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

A beatificação tem lugar no Domingo, 4 de Setembro, às 9h30 portuguesas.

\n

A relíquia apresentada na beatificação de João Paulo I este domingo, dia 4 de Setembro, no Vaticano, é “um esquema de reflexão espiritual” proveniente do Arquivo Privado Albino Luciani.

De acordo com a Santa Sé, a relíquia consiste “num esquema de reflexão espiritual sobre as três virtudes teologais – fé, esperança e caridade – que recorda o Magistério das audiências gerais de 13, 20 e 27 de Setembro de 1978”, um texto assinado por Albino Luciani (João Paulo I) numa folha branca, com data de 1956.

A relíquia pertence ao Arquivo Privado Albino Luciani, património da Fundação João Paulo I, um organismo do Vaticano que quer destacar a “actualidade” do magistério de Albino Luciani, sucessor de São Paulo VI.

Já o relicário tem na base uma pedra, proveniente de Canale d’Agordo, a terra natal de João Paulo I, em cima uma cruz esculpida em madeira de nogueira, que caiu na tempestade de 29 para 30 de Outubro de 2018, em Itália. No pedaço de madeira destaca-se o escrito assinado por Albino Luciani dentro de uma cruz. A obra foi concebida e criada pelo escultor Franco Murer.

A relíquia vai ser guardada e exposta aos fiéis na Catedral de São Martinho, em Belluno, onde Albino Luciani serviu de 1943 a 1958, e onde foi aberta solenemente a Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo I, a 23 de Novembro de 2003.

A Missa da beatificação do Papa João Paulo I, penúltima etapa para a declaração da santidade, decorre na Praça de São Pedro, a partir das 9h30 de 4 de Setembro.