25 julho 2022

México: cinco mil jovens católicos irão fazer uma manifestação pública da sua fé

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Prevê-se que no próximo mês de Agosto, a “II Jornada Nacional da Juventude” reúna jovens de todo o país na arquidiocese de Guadalajara.

A Dimensão da Pastoral de Adolescentes e da Juventude da Conferência Episcopal Mexicana (DEMPAJ) anunciou a "II Jornada Nacional da Juventude", que irá decorrer em Guadalajara nos dias 13 e 14 de Agosto com o lema: “Maria ergueu-se e partiu sem demora”, em que se estima a participação de mais de cinco mil jovens e adolescentes de todo o país.

Os momentos mais importantes deste dia serão transmitidos pelas redes sociais da DEMPAJ, como catequese, vigília de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e manifestação pública da fé de todos os jovens e adolescentes participantes.

Em conferência de imprensa virtual, a equipa da DEMPAJ explicou que este dia procura ser expressão de fé, testemunho, solidariedade e ímpeto missionário dos jovens.

“Preparamo-nos com o objectivo de dinamizar a Pastoral Juvenil do nosso país através do encontro comunitário de adolescentes e jovens com Jesus Cristo”, disse o bispo responsável pela Pastoral Juvenil da DEMPAJ, José Francisco Figueroa, que chamou este sector da população a ser um promotor de esperança e paz no México.

Revitalizar a experiência cristã

Neste sentido, o também bispo auxiliar da diocese de Zamora explicou que, embora seja um evento importante para a Igreja, está aberto a todos os jovens que queiram partilhar a sua experiência de fé.

Sublinhou que é com Jesus Cristo que os jovens “se levantaram mesmo em tempos de pandemia para caminhar juntos, imitando Maria, para que, fortalecidos na sua formação e espiritualidade e imitando os mártires mexicanos, sejam promotores de esperança e paz”.

Acrescentou ainda: “como pastoral queremos continuar a ser um sinal visível de paz na oração e na acção, pelo que se se irá promover a grande tarefa de continuar a construir a civilização do amor”.

Um dia com manifestação pública da fé

D. Figueroa destacou que este dia será um lembrete aos jovens e adolescentes que é Jesus Cristo quem nos redime, e a Igreja é convidada a “recuperar essa experiência, os gestos de Jesus, e encontrar uma maneira de os clonar, de os repetir, para actualizá-los no contexto em que agora é necessário viver”.

O bispo confiou em que a Igreja pode contribuir com processos de construção da paz para a sociedade.

“Redenção significa a expressão de cura, vem libertar pequenos aspectos que não nos permitem expressar uma vida digna, uma vida completa, uma salvação plena. Confiamos que voltando-nos para Jesus e a ajuda da Virgem Maria e com a consciência do que os jovens e adolescentes adquiriram dessas necessidades, podemos contribuir com o nosso grão de areia”, concluiu.

Artigo de Miroslava López, publicado a 22 de Julho de 2022 em Vida Nueva Digital.