18 julho 2022

Rede antitráfico de religiosas salvou mais de 26 mil mulheres na Ásia em 2021

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Talitha Kum alerta sobre como as crises económicas e sociais tornam as pessoas mais vulneráveis.

Um total de 26.065 mulheres asiáticas foram resgatadas do tráfico de pessoas em 2021 pela Talitha Kum, a Federação das Irmãs Católicas comprometidas com a luta e erradicação do tráfico de pessoas, segundo avança a agência Fides.

Para a Talitha Kum Ásia, a prevenção “sempre foi uma prioridade”, como explica Abby Avelino, directora da organização no continente.

“Isto foi promovido através de campanhas de formação e sensibilização em escolas, paróquias e comunidades locais, especialmente dirigidas a mulheres, jovens, comunidades religiosas e tribais e trabalhadores migrantes”, disse.

Problemas sociais e económicos

Segundo a religiosa, o tráfico de seres humanos na Ásia cresceu exponencialmente devido à actual situação socioeconómica, em que muitos países asiáticos enfrentam graves crises económicas devido ao impacto da pandemia de Covid-19 e conflitos políticos, como Mianmar, Sri Lanka e Paquistão.

“Crises como estas aumentam o número de pessoas que se tornam vulneráveis ​​ao tráfico, principalmente mulheres, meninas, jovens, migrantes e refugiados”, acrescenta Abby.

“As formas predominantes de tráfico humano, tanto doméstico como internacional, são o trabalho forçado, o casamento forçado e a exploração sexual”.

“À medida que os problemas económicos se complicam, as pessoas mais vulneráveis ​​ficam presas na exploração para sobreviver. Uma das áreas de recrutamento é o tráfico informático e a exploração sexual infantil online”, afirma a religiosa.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 15 de Julho de 2022.