12 julho 2022

Revelado programa para beatificação de João Paulo I

Fotografia Vatican Media

DACS com Agência Ecclesia/Vatican News

Cerimónia tem lugar na Praça de São Pedro, no Vaticano, a 4 de Setembro.

O Papa João Paulo I vai ser beatificado na Praça de São Pedro, Vaticano, no dia 4 de Setembro. O programa agora revelado inclui uma vigília de oração na Basílica de São João de Latrão, em Roma, no dia anterior.

A cerimónia de beatificação, às 10h30 (horário italiano), é presidida pelo Papa Francisco, e a vigília de oração é presidida pelo cardeal vigário Angelo De Donatis. Na Missa com o rito de beatificação, a petição será lida pelo bispo da Diocese de Belluno-Feltre, D. Renato Marangoni, e durante a celebração a postulação doará ao Papa Francisco “um relicário com uma relíquia do novo beato”.

No dia anterior, 3 de Setembro, às 18h30, será realizada a vigília de oração na Basílica de São João de Latrão presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma. Foi nessa Basílica, que guarda a Cátedra do Bispo de Roma, onde João Paulo I tomou posse em 23 de Setembro de 1978.

A missa de acção de graças pela beatificação de João Paulo I será celebrada no domingo, 11 de Setembro de 2022, às 16h, na Diocese de Belluno-Feltre, na praça de Canale d’Agordo, local de nascimento do novo beato, com a participação dos bispos e comunidades das três sedes episcopais em que o novo beato exerceu seu ministério sacerdotal e episcopal.

Nos dias que antecedem a beatificação vai ser realizada uma conferência de imprensa organizada pela Postulação, que também contará com a presença da menina argentina “milagrosamente curada em 2011, graças à intercessão do venerável João Paulo I, Candela Giarda, a mãe Roxana Sousa e o padre José Dabusti, pároco da igreja próxima ao hospital de Buenos Aires (Argentina) onde Candela estava a ser tratada e que sugeriu invocar João Paulo I.

A causa de canonização foi aberta em 2003, vinte e cinco anos após a morte, na diocese de Belluno-Feltre, de onde é natural, e foi concluída em 9 de Outubro de 2017 com o decreto sobre as virtudes, sancionado pelo Papa Francisco.