8 julho 2022

D. José Cordeiro preside a elevação da igreja matriz de Torre de Moncorvo a Basílica Menor

DACS

Arcebispo de Braga vai receber, no dia 18 de Julho, a “Chave de honra da Villa” do Município de Torre de Moncorvo.

D. José Cordeiro vai presidir às celebrações da elevação da igreja matriz de Torre de Moncorvo, na Diocese de Bragança-Miranda, a Basílica Menor, no dia 18 de Julho, quando também vai ser homenageado com a “Chave de honra da Villa”.

Nesse dia, às 17h30, é celebrada a eucaristia solene da proclamação do título de Basílica Menor, presidida pelo Arcebispo de Braga. A entrega da homenagem a D. José Cordeiro tem lugar às 15 horas e é seguida da inauguração da exposição “Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção de Torre de Moncorvo – o pilar uma terra”.

Antes, a 15 de Julho, às 8h30, o pároco da igreja matriz de Torre de Moncorvo, preside à eucaristia onde é feito o anúncio público da concessão do título de Basílica e é exposto o Santíssimo Sacramento.

No sábado, dia 16, tem lugar às 18h uma celebração penitencial. No domingo, às 16h30, decorre um seminário com apresentação histórica da igreja, por Nelson Rebanda, e do novo espaço litúrgico, pelo Pe. José Ribeiro, seguido da apresentação do livro “A Basílica Menor de Torre de Moncorvo. De Igreja-matriz de N. Sra. da Assunção a Basílica Menor”, pelo Pe. Eduardo Novo, e uma eucaristia, às 18h, com bênção solene com a relíquia de S. Bartolomeu dos Mártires. À noite, pelas 21h, haverá um concerto litúrgico pela Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília.

O Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à igreja matriz de Torre de Moncorvo, na Unidade Pastoral de S. José do Arciprestado de Moncorvo, na Diocese de Bragança-Miranda, a 12 de Janeiro de 2022, em reconhecimento da importância deste templo na acção pastoral, litúrgica e espiritual bem como o seu valor patrimonial e arquitetónico.

O título de Basílica Menor é honorífico e concedido pelo Papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes pela sua acção litúrgica e pastoral, pela importância histórica e arquitectónica do templo.

O início da construção da igreja matriz de Moncorvo, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, remonta ao ano de 1544 no local provável de um templo paroquial primitivo. A nova Basílica apresenta um estilo quinhentista, com uma fachada onde domina uma possante torre sineira, com relógio, e rematada por balaustrada. A sua planta é rectangular e tem três naves à mesma altura, bem como uma capela-mor rectangular, absidíolos, sacristia e alpendre lateral.