7 junho 2022

Festividades de Gamil estão de regresso

Fotografia DR

DACS

Programa inclui eucaristias, almoços e jantares, bem como a projecção de um filme.

Após dois anos de interrupção forçada, estão de regresso as festividades da comunidade paroquial de Gamil (S. João Baptista), Barcelos.

A Eucaristia festiva da Solenidade do Nascimento do Padroeiro será celebrada às 19h30 do dia 23 de Junho. A Missa, com Sermão a cargo do Pe. João Torres, Pároco de Priscos e Capelão Penitenciário nos estabelecimentos prisionais de Braga e Guimarães, tem procissão de entrada desde o cruzeiro, incorporando o andor do Padroeiro.

Já no dia 24, a Casa da Porta Estreita acolherá, às 21h30, a projecção do filme "Os dois Papas" (Fernando Meirelles, 2019).

O dia 25, Dia da Paróquia, abre com um serviço de almoço em regime de take-away, prosseguindo, da parte da tarde, com mostras de pintura (Clemente Bessa, pintor tirsense), trabalho em torno de madeira (Paulo de Tarso Campinho, artista barcelense) e, pela organização Adoramus, divulgação e venda de produtos conventuais oriundos dos mosteiros de clausura do ramo feminino e masculino existentes no país.

Após a celebração da Eucaristia Dominical vespertina, às 19h00, há jantar comunitário no adro da igreja paroquial, estando as famílias convidadas a trazer a sobremesa. A receita a apurar reverte inteiramente para as obras de conservação do exterior da igreja, previstas para o mês seguinte.

No Domingo, as crianças do 4º ano celebram a sua Primeira Comunhão, no horário habitual da Missa, às 10h00.