24 maio 2022

José Carlos Bermejo, primeiro não-sacerdote provincial de uma ordem religiosa

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

A contar com a aprovação definitiva do Vaticano, os religiosos camilianos seriam os primeiros a aplicar a nova reforma de Francisco após optarem pelo director do Centro de Humanização da Saúde.

O espanhol José Carlos Bermejo pode tornar-se o primeiro religioso não-padre a ser provincial de uma congregação após a publicação, na semana passada, de um rescrito papal que assim o autoriza, rompendo assim com uma discriminação histórica na Igreja.

A Ordem dos Ministros dos Enfermos, mais conhecida como religiosos camilianos, não esperou para aplicar a nova linha de acção tratada pelo Papa.

Assim, “no final da celebração do 59º Capítulo Geral da Ordem realizado em Nemi (Roma), o superior geral, Pe. Pedro Tramontin e a sua Consulta elegeram o irmão José Carlos Bermejo da Província Espanhola dos Religiosos Camilos para o próximo triénio 2022-2025”, indicam em comunicado.

Na nota, o despacho explica os próximos passos: “Após o escrutínio, a Consulta apresentará à Congregação para os Institutos de Vida Religiosa e Sociedades de Vida Apostólica o pedido de autorização para a nomeação de José Carlos Bermejo”.

“A Ordem é classificada como clerical e José Carlos é um irmão religioso. Só há dois dias é que isso foi possível devido ao rescrito do Papa Francisco que assim o permite”, esclarece a congregação.

A partir daqui, e sem esperar nenhuma nuance de Roma, “nas próximas semanas serão votados e nomeados os demais membros que participarão do Conselho Provincial, conforme estabelecido nas Disposições Gerais”.

Artigo de Israel Duro, publicado em Vida Nueva Digital a 23 de Maio de 2022.