12 maio 2022

Papa pede mais apoios para famílias que desejam ter filhos

Fotografia Vatican Media

DACS com Agência Ecclesia

Francisco considera que o baixo índice de natalidade representa uma “emergência social”, que compromete o futuro de todos.

O Papa pediu esta quinta-feira mais apoios para famílias que desejam ter filhos e referiu-se à quebra de natalidade como uma “nova pobreza”.

Na mensagem para um evento da Fundação para a Natalidade e promovido pelo Fórum das Famílias, Francisco assinalou que esta “nova pobreza” o “assusta” e definiu-a como a pobreza gerativa de quem desconta no seu coração o desejo de felicidade, de quem se resigna em diluir as maiores aspirações, de quem se contenta com pouco e deixa de sonhar alto”.

O Santo Padre acrescentou ainda que é uma pobreza trágica, porque atinge os seres humanos em sua maior riqueza: colocar no mundo vidas para cuidar, transmitir aos outros com amor a existência recebida”.

O líder da Igreja Católica considera que o baixo índice de natalidade representa uma “emergência social”, que compromete o futuro de todos, e alerta para “substitutos medíocres” da família, como os negócios, o carro, as viagens ou a “obsessão” pelo tempo livre.

“A esperança não pode e não deve morrer esperança”, conclui Francisco, assumindo o desejo de que se possa inverter o “frio inverno demográfico”.