6 maio 2022

Bispos americanos anunciam fim das operações nacionais do Catholic News Service no fim do ano

Fotografia CNS photo/Bob Roller

DACS

Bispos norte-americanos anunciaram dramática redução dos seus serviços de comunicação.

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou aos funcionários a 4 de Maio a reorganização dramática do departamento de comunicação, incluindo o encerramento das delegações do Catholic News Service em Washington e Nova Iorque.

Em reuniões com os jornalistas, James Rogers, o director de comunicação da Conferência, disse que a delegação de Washington seria encerrada no final do ano.

A delegação de Roma do Catholic News Service irá manter-se aberta e a continuar a noticiar informações sobre o Vaticano e eventos internacionais relacionados.

Um comunicado divulgado pelo gabinete de relações públicas dos bispos disse: “Nos próximos meses, o Departamento de Comunicação da USCCB vai levar a cabo um realinhamento significativo para melhor utilizar os recursos confiados à Conferência pelos fiéis, de maneira a encaixar no ambiente de comunicação de hoje”.

“Infelizmente, isto vai ter impacto num número de funcionários. Estamos gratos pelo tempo e dedicação da entregue equipa de comunicadores na Conferência, que servem a Igreja; transições laborais podem ser difíceis, e como este é um assunto de pessoal, não vão ser discutidos mais detalhes nesta altura.”

A declaração continua: “As delegações de Nova Iorque e Washington do Catholic News Service vão ser encerradas no fim do ano, tal como o Gabinete de Publicações do USCCB. Estas mudanças, apesar de dolorosas, vão permitir que as restantes funções – incluindo a delegação de Roma do Catholic News Service e o Gabinete de Relações Públicas – tenham uma fundação mais sustentável sobre a qual fazer o seu trabalho”.

A partir de 1 de Janeiro de 2023, o Catholic News Service vai parar de cobrar aos seus clientes pela cobertura. A cobertura noticiosa de Roma será disponibilizada a todas as dioceses norte-americanas de forma gratuita a partir de 2023.

Greg Erlandson, director e editor-chefe do Catholic News Service, disse estar “profundamente entristecido com esta decisão”.

“Por mais de um século, o Catholic News Service serviu imprensa católica local, nacional e internacional. Estou orgulhoso do profissionalismo da nossa equipa de editores, jornalistas e fotógrafos e de tudo o que eles conseguiram”.

Também haverá reduções de funcionários nas relações públicas, nos serviços criativos e marketing, e nos recursos episcopais.

Ao todo, 21 funcionários serão despedidos.

O Catholic News Service foi fundado em 1920. Numa reunião com a equipa da delegação de Roma em 2021, o Papa Francisco disse que “nos últimos cem anos, o Catholic News Service forneceu uma contribuição inestimável ao mundo de língua inglesa através da sua cobertura da missão da Igreja de anunciar o Evangelho e testemunhar o amor de Deus revelado em Jesus Cristo”.

O serviço de notícias serve actualmente a maioria das dioceses dos EUA, bem como operações de comunicação nacionais e internacionais.

A USCCB Publishing, que detém os direitos do Catecismo da Igreja Católica, do Catecismo Adulto dos EUA e de muitos outros livros, encerrará as suas operações de publicação no final de 2022.

Notícia original da America Magazine, a 4 de Maio de 2022