2 maio 2022

Pastoral publica dinâmica diária para a Semana das Vocações

DACS com DAPV

As diferentes páginas são compostas por textos de reflexão e oração, assim como por uma imagem alusiva, e contêm um desafio diário.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga propõe, através da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no jornal Diário do Minho durante a Semana de Oração pelas Vocações, entre 1 e 8 de Maio.

A Pastoral afirma que esta é uma caminhada de descoberta, de provocação, de oração e de discernimento, traçando um percurso vocacional constituído por sete etapas, subordinado ao tema “Acerta o Passo”.

As sete páginas que serão publicadas ao longo da Semana das Vocações convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana a partir da metáfora do caminho, na medida em que “a nossa existência pode ser vista, precisamente, como um caminho, palmilhado passo a passo, tendo presente as vicissitudes do mesmo, com as suas alegrias e dores, com os seus obstáculos, assim como as conquistas alcançadas”.

As diferentes páginas são compostas por textos de reflexão e oração, assim como por uma imagem alusiva, um desenho feito à mão e propositado para este contexto, contêm a cada dia um desafio, convidando o leitor a percorrer um trilho, em diferentes locais da Arquidiocese de Braga, ora junto ao mar, na cidade ou na montanha, sempre com o intuito de ajudar a rezar e a reflectir a vocação.

O Departamento recorda que estes conteúdos foram produzidos de modo inédito, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, podendo ser utilizados por quem desejar, na medida em que são um importante recurso para melhor se trabalhar a temática das vocações, ao longo desta semana e não só, nomeadamente na catequese, nos grupos de jovens e noutros movimentos da acção pastoral, assim como em ambiente familiar.