Arquidiocese de Braga -
29 abril 2022
Cardeal Timothy Dolan vai à fronteira da Ucrânia para visitar a Polónia, Hungria e Eslováquia
DACS com CNS / Crux
Hoje, dirige-se para a Polónia para se encontrar com refugiados ucranianos em paróquias, uma estação ferroviária e na fronteira.
“Ei, buongiorno, bom dia”, disse o cardeal. “O Cardeal Timothy Dolan vai até vós de Roma, não de Nova Iorque, obrigado me ouvirem”.
(…) O cardeal de Nova Iorque tem publicado vídeos no Twitter a partir do Vaticano.Timothy Dolan l encontrou-se com o Papa Francisco na quinta-feira. Hoje, dirige-se para a Polónia para se encontrar com refugiados ucranianos em paróquias, uma estação ferroviária e na fronteira.
“Estou aqui a caminho dos países que fazem fronteira com a Ucrânia que tão generosamente retiraram mais de 4 milhões de refugiados do sofrimento”, disse o cardeal Dolan, “da angústia daquela amada Ucrânia”.
Refugiados como Iryna e os seus filhos que foram para a Polónia de Lviv para escapar da guerra.
“Não posso dizer isto sem lágrimas nos olhos porque eu não poderia sequer imaginar, vocês sabem, que isto iria acontecer. É simplesmente horrível”, disse Iryna.
Em entrevista ao Vatican News, o cardeal Dolan, presidente da Catholic Near East Welfare Association, diz que quer levar as prendas que os católicos doaram.
Depois da Polónia, o Cardeal viajará para as fronteiras da Ucrânia com a Eslováquia, Hungria e poderá até cruzar a fronteira para a Ucrânia, diz ele, se for possível.
“Esta é uma questão moral de opressão de pessoas vulneráveis”, disse o cardeal Dolan. “Esta é uma questão moral de abuso de poder… é uma questão moral de uso não provocado e ilícito de violência e força militar”.
O cardeal Dolan diz que teme que a guerra se expanda para outros países e diz que há maldade pura no mundo.
Partilhar