26 abril 2022

"À conversa com…" José Pacheco

DACS com Pedro Mendes da Silva

Actividade é organizada e promovida pelo Serviço de EMRC da Arquidiocese de Braga

Hoje, dia 26 de Abril, pelas 21h15, no Auditório Prof. Doutor Isidro Alves no Campus Camões do Centro Regional de Braga da UCP, o Professor José Pacheco, um dos maiores pensadores sobre Educação irá partilhar as suas experiências e ideias com os professores da região.

Fundador da Escola da Ponte há 40 anos, José Pacheco mudou-se para o Brasil onde desenvolveu o projecto Âncora.

Se a Escola da Ponte surpreendeu o mundo da Educação pelos excelentes resultados e pelas metodologias utilizadas, já o projecto Âncora, onde o centro é um circo com aprendizagens no interior e exterior de um bairro de S. Paulo, tem sido replicado nas escolas brasileiras.

"Ambas as escolas são estudadas por investigadores de todo o mundo e um sonho para muitos professores. Não há aulas tradicionais, não há turmas! Há núcleos de aprendizagem de cooperação. O professor não prepara aulas para os alunos, ajuda os alunos a criarem os seus projectos, que resultam de um problema identificado ou de um sonho da criança. Todos estão ao mesmo nível, uma sociocracia onde o professor também levanta o braço para falar", como diz José Pacheco com orgulho, citado por Pedro da Silva Mendes, Secretário do Serviço de EMRC.

A convite do Agrupamento de Escolas Vieira Araújo, no âmbito do projecto bilateral lusobrasileiro Comunidade de Aprendizagem, o público terá a oportunidade de conversar com o Professor que defende que as aulas não ensinam, que a escola actual está fora da lei. "O Professor não ensina o que diz, transmite aquilo que é", defende o Professor José Pacheco.

É pela sua postura profundamente humanista e pela centralidade que coloca na relação professor – aluno que esta actividade é organizada e promovida pelo Serviço de EMRC da Arquidiocese de Braga, no âmbito da preparação das matrículas em EMRC para o ano lectivo 2022-2023.