21 abril 2022

Sinfonietta realiza concerto de Sábado de Pascoela

DACS

Iniciativa decorre no dia 23 de Abril de 2022, às 21h30, no Seminário de S. Pedro e S. Paulo.

Inserido no programa da Semana Santa de Braga, a Sinfonietta de Braga irá apresentar na Igreja do Seminário S. Pedro e S. Paulo o concerto de Sábado de Pascoela, que se realizará no dia 23 de Abril de 2022, às 21h30.

Cinco anos depois de introduzir uma contraposição à tradição bracarense das Solenidades de Quaresma e Semana Santa com um concerto pascal, a Sinfonietta de Braga regressa ao Concerto de Pascoela com a evocação de uma outra tradição bracarense.

Sob a direcção da violinista Matilde Loureiro, o concerto Mater Misericordiae estabelece uma ponte entre o mistério da Divina Misericórdia e a Festa da Senhora da Alegria.

O programa inclui o Primeiro Concerto para violino de F. J. Haydn, duas árias da Matthäuspassion de J. S. Bach alusivas ao perdão e, finalmente, o motete Salve Regina de Domenico Scarlatti (composto em Madrid para o célebre cantor Farinelli) interpretado pela mezzo-soprano barcelense Helena Ressurreição.

Matilde Loureiro foi aluna de Luís Cunha na Escola de Música do Conservatório Nacional e de Ilya Grubert no Conservatorium Van Amesterdam, onde se diplomou, com distinção, em 2016.

Frequentou os International Music Seminars em Prussia Cove na classe de violino de Gerhard Schulz e música de câmara de Rita Wagner e Ferenc Rados. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi-lhe atribuído o 1º prémio de música de câmara do Prémio Jovens Músicos (2008), o 1º prémio de violino no concurso internacional do Fundão e o prémio pela interpretação do concerto de Mozart nas Jeunesses Musicales de Belgrado (ambos em 2016).

Tem gravado para a Antena 2 e tem-se apresentado em recital, a solo, em festivais e ciclos de música de câmara em Portugal, França, Reino-Unido, República Checa, Países-Baixos, Suíça, Itália, Nova Zelândia e Brasil. Desde 2019 que dirige o festival Música na Paisagem, a convite do Teatro Municipal de Bragança.

Natural de Barcelos e radicada em Barcelona desde 2013, Helena Ressurreição estudou com Marisa Roca, Teresa Berganza, Dolora Zajick ou Grace Bumbry e, especialmente, Francisco Lázaro e Raúl Giménez.

Em 2017 venceu o concurso Juventudes Musicales de España e ingressa na classe de Francisco Poyato da Escola Superior de Música de Catalunya, onde obteve o mestrado em música: Estudis Avançats en Lied “Victoria de los Ángeles”.

Foi Life New Artist no festival ‘LIFE Victoria, apresentando-se lado a lado com Frederica von Stade e Albert Guinovart. Interpretou os papéis protagonistas de “La Cenerentola” (G. Rossini) e "Cendrillon" (P. Viardot), e foi Lucilla (La scala di seta, G. Rossini), Gianetta (Le Cantatrici Villane, V. Fioravanti), Silvia (L’isola desabitata, M. García) e Terceira Dama (Die Zauberflöte, W. A. Mozart).

Cantou com as Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola, Sinfónica Victoria de los Ángeles, Orquestra XXI, Orquestra Barroca de Barcelona e Orquestra Sine Nomine.