19 abril 2022

Putin agora exige propriedade de uma igreja em Jerusalém

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Através de uma carta, o presidente russo exige que o presidente israelense cumpra um acordo de 2020.

Parece que o pedido de uma trégua de Páscoa não ecoou nos corredores do Kremlin de Moscovo.

O presidente russo, Vladimir Putin, exigiu ao primeiro-ministro israelense, Naftali Benet, a propriedade para a Rússia da Igreja Alexander Nevsky na Cidade Velha de Jerusalém.

Putin reclama através de uma carta que essa promessa feita em 2020 pelo então presidente Benjamin Netanyahu seja cumprida.

A restituição da que é conhecida como a Catedral da Santíssima Trindade para a Igreja Ortodoxa Russa em Jerusalém foi acordada após a libertação de um cidadão israelense preso por posse de cannabis na Rússia, segundo a agência de notícias Efe.

Acusações diplomáticas

As tensões em torno da invasão ucraniana motivaram este movimento. É por isso que o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia evita o assunto e aponta que “houve uma tentativa mal camuflada de aproveitar a situação na Ucrânia para desviar a atenção da comunidade internacional de um dos mais antigos conflitos não resolvidos: o palestino-israelense”.

Dessa forma, a diplomacia russa tenta tornar feia a posição de Israel, que tem feito algumas pequenas condenações à invasão, apesar de temer um possível ataque das posições que os russos têm na sua aliada Síria.

A questão da propriedade desta catedral vem de longe. Embora opere desde 1890 como o principal templo do patriarcado de Moscovo, a propriedade está no nome do “glorioso reino russo”, uma denominação extinta.

Desde 2017, a questão está parada nos diferentes tribunais israelenses.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de Abril de 2022.