Arquidiocese de Braga -

1 abril 2022

Francisco desloca-se a Malta durante 2 dias

Fotografia

DACS com Vatican News

Encontro com migrantes e refugiados encerra a primeira viagem internacional do Papa em 2022.

\n

O Papa Francisco vai fazer, nos dias 2 e 3 de Abril, uma viagem apostólica a Malta em que se vai encontrar com migrantes e refugiados que procuram chegar à Europa através do mar Mediterrâneo.

A visita conclui-se precisamente no Centro de Migrantes “João XXIII Peace Lab”, com a presença de cerca de duzentas pessoas, sobretudo provenientes de África.

O programa prevê ainda cinco discursos entre sábado e domingo, a começar pelo palácio do Grão Mestre em Valeta, seguindo-se um encontro de oração no Santuário Mariano de Ta’Pinu, na ilha de Gozo.

No segundo e último dia da viagem, Francisco começa por encontrar-se com os jesuítas de Malta num encontro privado, antes de rezar na gruta de São Paulo, em Rabat. Ainda de manhã, vai ser celebrada a Missa em Floriana, seguida pela oração do ângelus.

Francisco apresentou-se, na audiência pública desta semana, como “peregrino nos passos do Apóstolo Paulo, que ali foi acolhido com grande humanidade”, após um naufrágio, quando se dirigia a Roma, no século I.

“Esta viagem apostólica será, assim, ocasião para ir às fontes do anúncio do Evangelho, para conhecer pessoalmente uma comunidade cristã com uma história milenar e viva”, acrescentou, agradecendo a todos os que estão envolvidos na preparação desta visita.

Francisco vai ser o terceiro pontífice a visitar Malta, um dos países com maior percentagem de católicos na Europa. O último foi Bento XVI, em Abril de 2010, antecedido por São João Paulo II, que esteve no arquipélago em 1990 e 2001.