16 março 2022

Bispos russos: Consagração de Maria é oração, não é magia

Fotografia DR

DACS com Vatican News

Os bispos católicos da Rússia reagiram à decisão do Papa Francisco de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Após o anúncio do Papa Francisco de que irá consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, o bispo Clemens Pickel, de Saratov, na Rússia, disse que os bispos russos, que acabaram de encerrar a sua assembleia plenária, estão “felizes pela decisão do Papa”.

Falando à Rádio Vaticano, D. Pickel observou que os bispos estão agora a planear este acto de consagração, concentrando-se em ajudar as pessoas a entenderem-no bem.

“O importante é que nós mesmos rezemos junto e que isto seja sobre os nossos corações”, disse, acrescentando que “a consagração ao Imaculado Coração de Maria não é magia, é oração”.

“Queremos pedir a Nossa Senhora com o seu poder celestial que o derramamento de sangue pare o mais rápido possível”, explicou.

Toda a consagração é dedicação, continuou D. Pickel. “E, por isso, queremos confiar a Rússia e a Ucrânia a Maria: ao seu coração”.

O arcebispo Paolo Pezzi, de Moscovo, presidente da Conferência Episcopal Católica da Federação Russa, disse que o coração de Maria é “a terra virgem a partir da qual todo o país nasce, porque todo o país, todo o povo é prometido ou cumprido em Cristo”.

De seguida, o arcebispo observou que a realização deste acto de consagração dá “uma grande força de fé” aos recentes apelos à paz do Papa.

Acrescentou que “celebrar um acto de consagração ao Imaculado Coração de Maria é expressar que a fé, a esperança e a caridade são as condições normais e reais para que os povos vivam verdadeiramente juntos”.

Consagração Mariana da Rússia e da Ucrânia a 25 de Março

O Papa Francisco deseja colocar o povo da Ucrânia e da Rússia sob a protecção de Maria, a Mãe de Deus, com um acto litúrgico especial.

Para isso, consagrará os dois países ao Imaculado Coração de Maria numa celebração penitencial no dia 25 de Março, às 17h00 (horário de Roma), na Basílica de São Pedro.

O mesmo rito será realizado no mesmo dia pelo Esmoleiro Pontifício, o Cardeal Konrad Krajewski, no Santuário Mariano português de Fátima.

Tanto na Igreja Católica como na Ortodoxa, 25 de Março é a festa da Anunciação do Senhor a Maria. As aparições Marianas em Fátima falavam, entre outras coisas, de uma consagração da Rússia à Mãe de Deus.

Artigo de Vatican News, publicado a 16 de Março de 2022.