15 março 2022

Ortodoxos russos ignoram apelos europeus

DACS com The Tablet

A Catedral Ortodoxa Russa em Paris, um símbolo do lado Sena dos esforços do Patriarcado de Moscovo para se expandir para fora das fronteiras da Rússia, desprezou os líderes das comunidades católicas e protestantes da França que tentam fazer um apelo pela paz na Ucrânia.

O presidente da Conferência dos Bispos Católicos, o arcebispo Éric de Moulins-Beaufort, e o reverendo François Clavairoly, presidente da Federação Protestante Francesa, reuniram a 10 de Março na Catedral da Santíssima Trindade para discutir a invasão da Ucrânia por Moscovo e entregar uma carta ao Patriarca Kirill durante uma reunião com o seu pároco, o Pe. Maxim Politiv.

“Ucrânia: o nacionalismo religioso põe em perigo a paz?” foi o título de sua carta conjunta ao patriarca, que apoiou totalmente a campanha militar do presidente Vladimir Putin contra Kiev.

Mas eles foram recebidos na porta por um cura que ficou com a carta, mas não os deixou entrar na Catedral, construída em 2016 pelo Estado russo com o qual o Patriarcado de Moscovo trabalha de perto.

A guerra na Ucrânia provou ser um embaraço para os ortodoxos na França leais ao Patriarcado de Moscovo. O seminário ortodoxo russo ligado a Moscovo fora de Paris na semana passada denunciou o nacionalismo imperialista e instou a Rússia a “acabar com sua sangrenta ofensiva”.

O arcebispo Jean de Dubna, líder da arquidiocese ortodoxa russa da Europa Ocidental, declarou solidariedade aos ucranianos e disse ao patriarca Kirill no seu apelo de paz que a guerra é “um sério pecado diante de Deus”.

O arcebispo, cujo rebanho inclui descendentes de imigrantes russos nascidos na Europa Ocidental, só se juntou ao Patriarcado de Moscovo em 2019, depois de o Patriarcado Ecuménico de Istambul, a sua antiga jurisdição, reconhecer a nova Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

O cardeal Jean-Claude Hollerich, presidente da COMECE, com sede em Bruxelas, também escreveu ao patriarca Kirill instando-o a intervir junto às autoridades russas para procurar uma solução diplomática para “a guerra sem sentido” e defender “corredores humanitários seguros e acesso à assistência humanitária”.

Em Amsterdão, os quatro padres e o diácono da paróquia ortodoxa russa de São Nicolau de Mira decidiram mudar a lealdade de Moscovo para Istambul depois de serem ameaçados pelo seu arcebispo pró-Moscovo baseado em Haia.

Os padres não queriam deixar o Patriarcado de Moscovo, mas disseram que não mencionariam mais o Patriarca Kirill nas suas liturgias devido ao seu apoio à invasão da Ucrânia.

O arcebispo Elisay apareceu sem aviso prévio antes do culto de Domingo a 6 de Março para presidir e garantir que o nome de Kirill fosse mencionado. Disse depois aos padres que o Patriarcado de Moscovo e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia estavam a acompanhar de perto os desenvolvimentos na paróquia.

A igreja multinacional então encerrou, dizendo que não poderia garantir uma “atmosfera de oração” nas suas liturgias e aceitou a protecção da polícia holandesa.

O bispo Jan Hendrik, de Haarlem-Amsterdão, agradeceu à paróquia por resistir às “tentativas de transformar a invasão numa “guerra santa” e ofereceu-lhes o uso de uma igreja católica para serviços no seu interior.

Artigo de Tom Heneghan, publicado no The Tablet a 14 de Março de 2022.